Observatório do Trabalho lança boletim sobre inserção do jovem no mercado formal

Pesquisa revela maior participação de jovens no mercado de trabalho em relação às outras faixas etárias na região de abrangência da UCS

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul lança o Boletim Anual Juventude e Mercado de Trabalho, que visa identificar a participação dos jovens no mercado formal.

O enfoque desta edição é a apresentação do cenário do emprego para os jovens na região de abrangência da UCS durante o primeiro semestre de 2021. A análise compreende os municípios de Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Torres, Vacaria, Veranópolis e Vila Maria.

A partir de dados como o número de postos de trabalho por setor, escolaridade, faixa etária e tipo de vínculo, a pesquisa revela tendência de impulso econômico em comparação com 2020, alta contratação de jovens com Ensino Médio Completo e uma maior participação de jovens no mercado de trabalho em relação às outras faixas etárias.

Os setores que mais contrataram jovens foram a Indústria e os Serviços, e a maioria das vagas criadas para a juventude se deu na modalidade aprendiz.

Foram utilizados como bases de dados a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Clique para acessar o arquivo com essas e outras informações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da UCS
Imagem: Reprodução UCS

(RM)