Obra “Dois Pequenos Espertos – os gênios do computador, do videogame e do futebol”, será lançada nesta sexta em Bento

A escritora paulista Irinéia Andrade lança nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 17h, no Toca Coletivo Cultural, de Bento Gonçalves, a obra “Dois Pequenos Espertos – os gênios do computador, do videogame e do futebol”. O livro foi apresentado na Bienal Internacional de Lisboa, em Portugal e, posteriormente, na Bienal Internacional do Rio de Janeiro, porém a divulgação foi suspensa devido à pandemia, sendo retomada neste ano.

O lançamento tem apoio da Dom Quixote Livraria & Cafeteria. Na ocasião a autora estará recebendo todo o público para a sessão de autógrafos. Irinéia morou em Bento Gonçalves onde atuou na rede pública de educação. A obra foi lançado pela Editora Chiado Books, em Portugal e nas livrarias e magazines do Brasil como Magazine Luiza, Lojas Americanas (por encomendas), Livraria Saraiva, Livraria Travessa, Livraria Cultura, Martins Fontes, Livraria da Vila, ente outras no Brasil e em Portugal.

A categoria da obra é infanto juvenil,  mas abrange faixas etárias educativas de 5 a 14 anos, assim como professores que poderão adotar o livro que tem cunho educativo, o público em geral, apreciadores de animais, ONGs, além da história poder ser apreciada também para adolescentes que se identifiquem com o assunto, protetores de animais domésticos, entre outros.

O tem tem por objetivo também incentivar a educação e mostrar os benefícios que os animais domésticos trazem. A história do livro é baseada em fatos reais, misturada com ficção ao final da obra, quando Gustavinho, um dos personagens vai à escola. Ambos os gatinhos são gaúchos, nasceram em Bento e viajaram posteriormente.

Sinopse

O surgimento dessa obra aconteceu com dois gatinhos mais que especiais: Alfredinho e Gustavinho, que estavam nas ruas e foram para algumas vitrines de Clínicas Veterinárias e Pet Shop à espera de alguém que pudesse acolhê-los. A surpresa foi que, além de precisarem de uma casa para morar, eles gostavam de brinquedos, bolinhas, computador e de videogame.

Neste livro, a autora aborda, entre suas escritas diárias, o comportamento e a vida de dois gatinhos que se tornam irmãos quando foram viver na mesma família, em épocas diferentes, porém ambos pareciam seres humanos e de verdade; eles existiam.

Alfredinho, por ser muito inteligente, se tornou o maior companheiro que Bill poderia ter encontrado durante toda a sua vida. A partir daí, ele aprendeu a fazer as mesmas coisas que o seu papai adotivo, então começa a assistir televisão, a brincar com computador, com videogame e a fazer algumas coisas surpreendentes: chutar bolinhas e assistir jogos de futebol.

Esse livro pretende mostrar a história de Alfredinho e Gustavinho, os dois gênios que queriam viver com muito carinho e diversão; são companheiros e fazem brincadeiras de maneira inesperada e divertida.

Os pequenos gostam de crianças e de adolescentes para se tornarem amigos, além disso, aproveitam para bolar muitos planos infalíveis juntos, como apertar o botão do videogame e do computador para assistir filmes e desenhos, além de serem parceiros criativos.

Alfredinho vive como um verdadeiro garoto, mas quando chega o tempo de sua viagem, fica um espaço vazio que só pôde ser preenchido com o seu irmãozinho, Gustavinho, um pequeno marronzinho, de olhos azuis, bem espertos que, com sua genuína semelhança, é muito inteligente e pretende surpreender todos os que acompanharem essa história.

Contato com Gustavinho:

Instragam: gustavinhocat004

https://www.instagram.com/gustavinhocat004/

Sobre a autora:

Irinéia Andrade é jornalista, graduada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora, Licenciada em Letras e Pós-graduada na Língua Inglesa.

Nasceu em São Paulo, mas morou nos Estados Unidos por algum tempo, em cidades do estado de Massachusets, período em que surgiu a ideia de sua primeira obra, ainda a ser publicada, cujo nome é: “Como esperar se o tempo ainda não chegou?”, uma narrativa  que fala sobre relações e separações familiares, destacando a importância de se preservar o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens.

Alguns anos depois, vivendo na Serra Gaúcha ,  Rio Grande do Sul, se inspirou em fatos reais ao escrever esta obra, que conta a história de Alfredinho e Gustavinho; dois pequenos gatinhos que mudaram a sua vida e o seu “olhar” para os animais.

A escritora é também Ghost Writer, professora de Português e Inglês e atua como jornalista em projetos editoriais e na área de Comunicação.

Central de Jornalismo Difusora

(KPJ)