Mural homenageia servidores da saúde na UPA 24h

“Os heróis são conhecidos por suas máscaras. São elas que escondem seu lado humano, embaixo de cada máscara tem uma mãe, um pai, um amigo, que com muita coragem e determinação lutam para salvar vidas”. A mensagem assinada por Vitor Cabral e família integra o mural criado na entrada da UPA 24h, no Botafogo, em homenagem aos profissionais no Dia Mundial da Saúde.

O projeto nasceu da ideia dos servidores da Secretaria Municipal da Saúde de demonstrar todo carinho da comunidade. As mensagens foram enviadas pelos alunos dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos. “A ideia foi demonstrar, em meio a batalha diária, mensagens de força, fé, esperança enviadas pela comunidade aos nossos profissionais”, destaca a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

O mural também reserva um espaço para homenagear e dar rosto aos servidores da saúde: médicos, enfermeiras, profissionais do SAMU, administrativo, manutenção são relatados pela lente do fotógrafo, Anderson Pagani. “Desde o início da pandemia eu já queria fazer um trabalho fotográfico documentando o dia-a-dia dos profissionais da saúde, principalmente da linha de frente do combate à covid-19. Quis mostrar as pessoas por trás deste trabalho, rostos e histórias das pessoas que estão cuidando da cidade”, destaca.

O prefeito, Diogo Siqueira, vice-prefeito, Amarildo Lucatelli e o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Vírissimo também passaram pelo local e deixaram sua mensagem para a comunidade e os profissionais.

Exaltando o orgulho pelo trabalho realizado, o prefeito destacou que “todo o esforço realizado é para que todos tenham o atendimento necessário e de qualidade. Cada um de vocês integra este momento, em que na luta contra o coronavírus reestruturamos nossa saúde pública, adquirimos equipamentos, remanejamos profissionais, sempre com a união de esforços. Essas mensagens são energia para cada turno de trabalho”, disse.

As mensagens serão trocadas após um determinados períodos, para isso a Secretaria de Educação também convocou pais e alunos para encaminhar frases, desenhos e fotos.

Dia Mundial da Saúde 

O Dia Mundial da Saúde é anualmente celebrado em 7 de abril, desde a década de 1950. A comemoração, que foi uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), aborda temáticas diferentes a cada ano. Na edição de 2021, a campanha da OMS é “construindo um mundo mais justo e saudável”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Emanuele Nicola / Divulgação