Movergs participa de conferência sobre uso de florestas plantadas

O presidente da entidade, Rogério Francio, abordará a importância da sustentabilidade ambiental na indústria moveleira

Com 2.800 empresas moveleiras, o Rio Grande do Sul é uma potência nacional na produção de móveis – impulsionando desde madeireiras até fábricas dos mais diversos portes. Reforçando a importância de insumos sustentáveis no setor, o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Rogério Francio, participará da conferência rural “O papel das florestas plantadas no desenvolvimento gaúcho”. O evento, que integra a programação da Expofeira de Pelotas, ocorrerá de modo virtual nesta sexta-feira, 8, às 9h.

Adiantando um pouco da sua contribuição, Francio destaca que madeira e móveis estão absolutamente relacionados, pois o segmento de madeira é um dos principais fornecedores da cadeia moveleira. “Estima-se que mais de 95% da madeira utilizada através de chapas é de reflorestamento, portanto, a sustentabilidade é um tema que interessa o setor como um todo”, acrescenta.

POLO MOVELEIRO DA METADE SUL

A região de Pelotas está se posicionando como grande produtora de florestas de pinus e eucalipto, que estão entre as matérias-primas mais utilizadas para fabricação das chapas de madeira usadas na fabricação de móveis. “Existe muito potencial na região, mas é necessário investir em medidas para garantir essa evolução, como indústrias de transformação, por exemplo”, explica o presidente da Movergs.

Além de Rogério Francio, participam o deputado Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa do RS; Luiz Henrique Viana, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS; Daniel Martini, Promotor de Justiça do Ministério Público; Maurício Harger, Diretor da CMPC Brasil, e Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa. A apresentação será de Paulo Benemann com mediação de Paulo César Azevedo, diretores-presidentes da Agaflor.

SERVIÇO

O quê: conferência “O papel das florestas plantadas no desenvolvimento gaúcho”

Quando: 08 de outubro, às 9h

Onde: transmissão virtual pelo portal expofeirapelotas.com.br, mediante cadastro

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Movergs
Foto: Divulgação Movergs

(RM)