Mais de 28 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Cotiporã

Sendo uma realização da Prefeitura Municipal de Cotiporã, juntamente com a EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, demais cooperativas e empresas, a Campanha de Recolhimento das Embalagens Vazias de Agrotóxicos ocorreu nas comunidades cotiporanenses nos dias 4 e 5 de maio.

Os agricultores foram instruídos antecipadamente para que as embalagens fossem devolvidas de acordo com as exigências necessárias. Ao todo, neste ano, 217 agricultores participaram da campanha e foram recolhidas 28.751 embalagens vazias de agrotóxicos. Os materiais foram organizados e entregues para a empresa Cinbalagens de Passo Fundo, a qual é especializada na reciclagem dos mesmos.

Reforça-se que as embalagens de agrotóxicos não devem ser reaproveitadas pelos agricultores e a devolução das mesmas é obrigatória, podendo ser realizada através da campanha ou nas empresas onde foram adquiridas.

A campanha busca conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens, já a destinação inadequada pode contaminar animais e pessoas. Os resíduos que entram em contato com o solo e a água prejudicam o meio ambiente e trazem riscos de saúde para os moradores da propriedade rural e áreas vizinhas.

Fonte e foto: Mnunicípio de Cotiporã