Mais de 180 emulsões explosivas são encontradas escondidas em Caxias

Uma ação da 3° Região Militar do Exército Brasileiro, juntamente com a Brigada Militar apreendeu na tarde desta quinta-feira (29) cerca de 50 quilos de explosivos em Caxias do Sul.

A operação denominada Héracles, ocorreu na empresa, localizada na rua Jacob Luchesi no bairro Santa Catarina. Na empresa os militares encontraram durante a fiscalização, 185 cartuchos de emulsão explosivas escondidas em baixo de pilhas de tijolos.

O local foi imediatamente isolado, até a chegada do Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre para remoção dos explosivos para local seguro para deflagração.

A empresa, apesar de possuir Certificado de Registro emitido pelo Exército para armazenar, transportar e utilizar material explosivo, não possui instalações do tipo paiol apostiladas para aquele local, nem tão pouco, apresentou notas fiscais e guias de tráfego que comprovem a origem lícita do material encontrado.

O Exército Brasileiro, ainda apura se o lote do material armazenado de forma ilegal, também é irregular.
Um homem de 80 anos proprietário da empresa não compareceu no local. O advogado e funcionários serão encaminhados à delegacia de polícia para registro da ocorrência.

A operação mobilizou o 12°BPM, BOPE, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fotos: Jackson Cardoso