Itacyr Giacomello será homenageado na Câmara de Bento

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realiza, no próximo dia (23) de outubro, a partir das 18h30, uma Sessão Solene para outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento ao jornalista e ex-vereador Itacyr Luiz Giacomello, pela sua dedicação e contribuição para o município de Bento Gonçalves.

A proposição, aprovada por unanimidade no Legislativo, partiu do vereador Edson Biasi (Progressistas).

Giacomello nasceu em Bento Gonçalves, no dia 21 de setembro de 1938, com má formação congênita que resultou na total atrofia dos seus membros inferiores. Aprendeu a conviver com o problema, tendo-se condicionado, assim que passou a conhecer a vida, a superar a sua deficiência e ” ser alguém na vida”.

Seu casamento com Neide Terezinha Scarton Giacomello (in memorian) resultou em dois filhos (Fabiane e Vicente), duas netas (Brenda e Alice).

Foi correspondente do Diário de Noticias, Correio do Povo e Jornal do Comércio. Foi duas vezes presidentes do Clube Ipiranga e foi vereador de 1968/1972, 1977/ 1983 e 1984/1988. Na Câmara também foi chefe do Gabinete de Imprensa.

Como parlamentar, Giacomello foi decisivo para várias conquistas que beneficiaram a comunidade Bento-gonçalvense, dos quais se destacam: a construção da Pipa Pórtico; Banrisul Cidade Alta; Instituto Médico Legal; Projeto beneficiando Deficientes Físicos (vagas de trânsito, rampas etc); escada Magirus; Feira Livre; Ações Comunitárias; ponte de concreto via Pinto Bandeira e o Prédio da Delegacia de Polícia.

Atualmente, Giacomello foi fundador e é secretário da Confraria In Vino Veritas, é colunista do Jornal Semanário, integrante da comunidade São Bento e participou ativamente junto à ABRAÇAI (Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude).

Atuou ainda no Lions Clube,nos Clubes Centro e Cidade do Vinho. Foi secretário do Conselho Paroquial Cristo Rei, entre outras ações que marcaram sua jornada e motivaram a proposição do vereador Biasi.

A Sessão Solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento.

 

Fonte: Câmara Bento

Foto: Arquivo Rádio Difusora