Pré-conferências já estão ocorrendo em diversos locais de Bento Gonçalves. Tema deste ano é “Mais SUS: um investimento porque saúde é um direito”
No dia 26 de junho, a partir das 7h30, ocorre na Fundação Casa das Artes, a X Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de subsidiar o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. O evento é uma instância democrática, de articulação e participação social para debater diretrizes que visam as melhorias dos serviços, onde precisa investir e prioridades da área.
A Comissão Organizadora, estabelecida pelo Decreto Municipal n.º 130.372, está organizando as pré-conferências englobando as esferas urbanas e rurais. Além de orientar os grupos na construção das propostas que serão debatidas durante a conferência e eleitas como prioritárias na plenária final, assim como acolhendo sugestões e críticas, além de explanar sobre o tema e os eixos.
Conforme a Coordenadora Geral da Comissão e do Numesc, Michele Girolometto Fracalossi, “as pré-conferências são espaços de escuta, onde as comunidades se mobilizam para se informar e avaliar as políticas públicas É um processo onde todos estão propondo sugestões para o aprimoramento dos serviços prestados, demonstrando interesse e engajamento para unir esforços para o bem-estar”.
Neste ano, o tema é “Mais SUS com investimento, porque saúde é direito do povo” que reafirma a sua importância para a sociedade, assim como, fortalece suas políticas públicas para o acesso à qualidade de vida. Os grupos de trabalho irão debater os seguintes eixos:
I – Prevenção, promoção e educação em saúde;
II – Acesso aos serviços de saúde;
III – Assistência em Saúde;
IV – Desafios para a gestão da saúde nos próximos anos;
V – Composição e gestão de recursos humanos no SUS.
A X Conferência Municipal de Saúde é uma realização do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.
JOVEM MORRE APÓS VEÍCULO CAIR NO RIO CAÍ, EM NOVA PETRÓPOLIS
Bancos não terão atendimento presencial ao público no Corpus Christi
HOMEM FICA FERIDO AO SER ATROPELADO NO BAIRRO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES