Tema deste ano é “Mais SUS com investimento, porque saúde é direito do povo!”
Nesta quinta-feira (26), a partir das 7h30, ocorre na Fundação Casa das Artes, a X Conferência Municipal de Saúde com o objetivo de subsidiar o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. O evento é uma instância democrática, de articulação e participação social para debater diretrizes que visam as melhorias dos serviços, onde precisa investir e elencar prioridades da área.
A Comissão Organizadora, estabelecida pelo Decreto Municipal Nº 130.372, realizou 10 pré-conferências englobando as esferas urbanas e rurais, orientando sobre a construção das propostas que serão debatidas durante o evento e eleitas como prioritárias para a plenária final.
Na parte da manhã, após a abertura, terá duas palestras. A primeira é com o Enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Antônio Rodrigues da Rosa, que vai explanar sobre os Dados Epidemiológicos do município, apresentação da condição de saúde pública, nascimentos, óbitos, violências, principais causas de morte, de internação, doenças mais prevalentes e o controle, entre outros. A segunda é com João Gauer Junior, coordenador de Atenção Básica e Saúde Bucal da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que discorrer sobre o “Panorama atual da saúde em Bento Gonçalves”, com dados demográficos como números de idosos, crianças, mulheres, homens, taxa de crescimentos, atendimento na Atenção Básica.
Neste ano, o tema é “Mais SUS com investimento, porque saúde é direito do povo” que reafirma a sua importância para a sociedade, assim como, fortalece suas políticas públicas para o acesso à qualidade de vida. O sistema público de saúde expressa um complexo estrutural desde o Departamento Administrativo, de Logística e de Regulação, até o momento do munícipe receber os serviços. Os grupos de trabalho irão debater os seguintes eixos que expressam uma análise situacional da atualidade.
I – Prevenção, promoção e educação em saúde;
II – Acesso aos serviços de saúde;
III – Atendimento/Assistência em Saúde;
IV – Desafios para a gestão da saúde nos próximos anos.
A X Conferência Municipal de Saúde é uma realização do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.
Programação
07h30 – Credenciamento
8h – Abertura com aprovação do regimento interno
8h20 – Mesa de abertura
8h45 – Palestra “Dados Epidemiológicos de Bento Gonçalves”, com o Enfermeiro e Coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Antônio Rodrigues da Rosa
9h30 – Palestra “Panorama atual da saúde em Bento Gonçalves”, com João Gauer da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde
10h15 – Intervalo
10h30 – Organização dos grupos de trabalho de acordo com os eixos temáticos
12h – Intervalo para almoço
13h – Mesa-redonda com profissionais de saúde, sobre dúvidas levantadas nos grupos de trabalhos
13h30 – Retomada dos grupos de trabalho de acordo com os eixos temáticos
15h – Intervalo
15h15 – Apresentação das propostas discutidas nos grupos de trabalhos
17h – Plenária final
19h – Encerramento
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Projeto do deputado Guilherme Pasin que valoriza o ofício de talhador de basalto é aprovado na Assembleia Legislativa
Líderes da Assembleia querem ouvir governo do Estado sobre obras de proteção contra cheias
Rodrigo Lorenzoni no Progressistas: “Vamos fazer cada vez mais pela direita gaúcha”