Representantes do setor vinícola participaram nesta terça-feira, 9, de um workshop sobre destinação e reciclagem de resíduos sólidos. O encontro foi realizado nas dependências do CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves), com a apresentação de itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A promoção foi do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) em parceria com o Conselho de Agroindústria da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
As engenheiras Juliana Matos Seibel e Tânia Cristina Sette manifestaram-se sobre projetos de redução do impacto ambiental, a importância da reciclagem dos materiais e de que maneira a PNRS pode ajudar a aumentar a competitividade do setor.
Para o diretor técnico do Ibravin, Leocir Bottega, o “setor está iniciando um trabalho, mas algumas vinícolas já atuam na busca da solução para este tema: a sustentabilidade na área ambiental”.
Conforme Tânia Sette, “as questões ambientais são sem volta. Antes se cobrava apenas dentro do processo da empresa. Hoje se cobra o que é colocado no mercado”, mencionou, a coordenadora técnica do Conselho da Agroindústria da Fiergs (Conagro).
O setor vitivinícola deverá promover novos encontros para tratar o tema e traçar uma linha de trabalho sobre logística reserva.
O que é logística reversa
Logística reversa pode ser definida como o conjunto de atribuições dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e dos próprios consumidores para minimizar o volume de resíduos e rejeitos no meio ambiente. Ela é um dos itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), previstos na lei nº 12.305/10, e inclui a prevenção e a redução na geração de sobras da indústria, estimula hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Ibravin
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação