Wines of Brazil estreia na Wine Paris e reforça a ascensão dos vinhos brasileiros no mercado internacional

Pela primeira vez, o Wines of Brazil, projeto setorial do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), marcará presença na Wine Paris, uma das feiras de vinho que mais cresce no mundo. O evento ocorre de 10 a 12 de fevereiro, reunindo expositores de 48 países e atraindo milhares de visitantes do trade global.

O Brasil será representado por três vinícolas renomadas: Bom Dia Brazilian Bubbles, Casa Valduga e Miolo. A participação destaca o reconhecimento crescente dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no exterior. Em 2024, os rótulos nacionais conquistaram 776 premiações internacionais, um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Enologia (ABE).

“Ao longo da promoção dos vinhos brasileiros no mercado internacional, identificamos que a Wine Paris vem se consolidando como um dos eventos mais estratégicos do setor. Em conjunto com as vinícolas do projeto, decidimos viabilizar essa participação piloto, e nossas expectativas são altas. Caso os resultados sejam positivos, a intenção é incorporar a feira ao nosso planejamento estratégico e ampliar ainda mais nossa presença nas próximas edições. Além disso, essa oportunidade permite fortalecer a marca Brasil no segmento, especialmente com a ação promocional que realizaremos no dia 13, em parceria com a Embaixada do Brasil em Paris, voltada para compradores, importadores e jornalistas franceses”, projeta o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna.

Masterclass e Walkaround Tasting

Além da participação na feira, o Wines of Brazil promoverá, em parceria com a Embaixada do Brasil em Paris, um evento exclusivo no dia 13 de fevereiro. A iniciativa, voltada para compradores, jornalistas e influenciadores do setor, tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os vinhos brasileiros e fortalecer sua presença no mercado europeu. O evento será dividido em duas etapas:

:: Masterclass Wines of Brazil: apresentação educativa sobre o setor vitivinícola brasileiro, incluindo um espaço para que cada vinícola compartilhe sua história e filosofia de produção.

:: Walkaround Tasting: degustação exclusiva dos rótulos brasileiros, onde cada vinícola contará com um espaço dedicado para apresentar seus produtos a um público estratégico.

Com um cenário cada vez mais favorável para os vinhos brasileiros no exterior, a participação na Wine Paris e a realização da masterclass em Paris reforçam o posicionamento estratégico do Wines of Brazil em consolidar a presença dos rótulos nacionais nos principais mercados consumidores do mundo.

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Sobre o Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Fonte: Divulgação/Wines of Brazil

Imagem: Reprodução/Wine Paris

error: Conteúdo Protegido