Werner Schünemann é o patrono da 40ª Feira do Livro

Evento tem como tema “40 Anos de Histórias: O Futuro Começa com um Livro” e lema “Uma cidade que lê, constrói seu futuro”

Em reunião online na manhã desta terça-feira (30), o ator e escritor Werner Schünemann disse sim para ser o patrono da quadragésima edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves. O convite foi feito pelo Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, secretário da Cultura Evandro Soares, de Educação Andreza Peruzzo, pelo diretor do Sesc e pela Agente de Programas Sociais do Sesc, Jaques Fachineli e Cristina Rasera, da Biblioteca Pública Paula Porto e Elisa Lentes integrantes da Comissão Organizadora.

“Estou sem palavras, é um convite muito legal. É uma honra, uma distinção para mim, que sou um escritor novo. Já estou imaginando como vai ser. O coração bate mais forte de ter uma oportunidade dessas de levar a leitura para mais pessoas”, destaca o patrono.

Werner estreou na literatura em 2021, com a ficção “Alice deve estar viva”, publicado pela Editora Minotauro, onde a paisagem dos Pampas Gaúchos traz o deslocamento de histórias de um casal separado, compondo uma narrativa que explora as nuances das relações humanas e o impacto das perdas e reencontros como um thriller psicológico. O chamado das letras está sendo profícuo. Em março, chega à cena literária seus poemas, e está preparando a continuação da sua obra.

Natural de Porto Alegre, Werner também é diretor, roteirista e produtor, com sua carreira iniciada no teatro em 1979. Reconhecido nacionalmente por suas atuações marcantes na televisão, no cinema e no teatro, destacou-se como o General Bento Gonçalves na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” (2003), além de participar de novelas como “Senhora do Destino” (2004), “Passione” (2010) e “Lado a Lado” (2012).

Para o secretário de Cultura, Evandro Soares, a pluralidade artística de Werner configura um patrimônio histórico das Artes do Rio Grande do Sul. “Nosso evento multicultural está completando quarenta anos, sendo o livro o agente de transformações. Werner já tem raízes com a nossa cidade, tendo recebido o troféu “General Bento Gonçalves da Silva”, entregue àqueles que contribuem para a promoção e divulgação do município, em 2003. Nada mais natural prestarmos essa homenagem a essa grande figura das Artes do nosso estado, que retorna ao nosso município como patrono e escritor, fortalecendo a missão de disseminar o livro e a leitura a todas as idades”, ressalta Evandro.

No audiovisual, coleciona prêmios e atuações memoráveis, sendo também um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre. Durante a programação da Feira, o Circuito Sesc de Literatura promove a atividade “O Continente de Érico Veríssimo”, espetáculo de leitura, protagonizado pelo ator e escritor Werner Schünneman.

“Você está rodeado por pessoas que realmente amam e fazem acontecer a cultura em Bento Gonçalves. É uma alegria muito grande termos conosco”, comentou o diretor do Sesc Jaques Fachineli.

“É uma alegria enorme termos um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul promovendo o livro e a leitura. Tem uma história artística bonita, com trabalhos memoráveis, conhecido no Brasil inteiro. Para nós é um orgulho gigantesco termos como patrono. Tenho certeza que a nossa cidade vai ficar contente e vai inspirar a nossa gurizada”, enfatiza o Prefeito Diogo.

A 40ª Feira do Livro ocorre de 15 a 26 de outubro, na Via Del Vino e tem como tema “40 Anos de Histórias: O Futuro Começa com um Livro” e lema “Uma cidade que lê, constrói seu futuro”.

error: Conteúdo Protegido