Estima-se que Brasil irá gerar 100 milhões de toneladas de lixo por ano até 2030. Palestras on-line promovidas pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano abordam geração a partir de insumos resultantes das operações de CEASAs, shoppings e restaurantes
Baseada em uma série histórica da produção de lixo no Brasil, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que, até 2030, o país chegará a uma geração anual de 100 milhões de toneladas. Atualmente, das 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos por ano, quase a metade, 37 milhões de toneladas, é de lixo orgânico. O panorama alerta para outro número preocupante: apenas 1% dessa parcela orgânica tem algum tipo de reaproveitamento. “Os resíduos orgânicos compostos por materiais oriundos do setor de alimentação, normalmente destinados a aterros sanitários, podem ser transformados em energia elétrica, biometano para biocombustíveis e fertilizante”, explica a coordenadora do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, a pesquisadora da Universidade Caxias do Sul (UCS) Suelen Paesi. É com foco nessas soluções que, no dia 10 de fevereiro, a professora mediará o debate do webinar Resíduos Orgânicos de CEASAs, Shoppings e Restaurantes: Qual o potencial de aproveitamento energético desses resíduos no Brasil?.
Suelen defende a organização do setor para a produção e distribuição de energia renovável em uma economia circular. Segundo a pesquisadora, a comercialização de produtos como hortifrutigranjeiros, flores e mudas requer um produto de alta qualidade, o que gera grande quantidade de resíduos. E essas perdas podem ser minimizadas pela geração de energia através do biogás. No Brasil, CEASAs, assim como shoppings, supermercados, restaurantes e rede hoteleira, já se mobilizam em busca de soluções para a transformação dos resíduos em energia renovável. “O debate nesse webinar quer promover a integração das organizações públicas, privadas e acadêmicas para fazer acontecer a produção de biogás, também, nesse setor”, explica Suelen.
Algumas dessas iniciativas, que são referência para esse avanço, serão apresentadas no evento on-line. Edmilson Costa Moreira, do CEASA/SC, mostrará O potencial de um projeto de biogás de resíduos orgânicos do Ceasa de Florianópolis/SC; Sergio Peres, da Universidade de Pernambuco, apresentará A planta de biogás do Shopping Camará – Camaragibe – PE; Suzane de Conto, da UCS, falará da Geração de resíduos sólidos em restaurantes: indicadores de sustentabilidade; e Orlando Duarte Hernandez trará o case da Planta de biogás da CS Bioenergia – Curitiba/PR.
O webinar é gratuito e ocorre no próximo dia 10, às 10h30. O evento on-line integra a programação do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, evento presencial, que está previsto para ocorrer de 29 de março a 1º de abril, em Caxias do Sul – RS, com realização do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e UCS, e organização da SBERA – Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial.
Para se inscrever no webinar, acesse este link.
Serviço
Tema: Resíduos Orgânicos de CEASAs, Shoppings e Restaurantes: Qual o potencial de aproveitamento energético desses resíduos no Brasil?
Data: 10 de fevereiro de 2021.
Horário: 10h30
Inscrições gratuitas em: materiais.cibiogas.org/inscricao-webinars-forum-rsu
Informações adicionais: www.biogasebiometano.com.br
Fonte: Imprensa UCS
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul