Voluntários da Defesa Civil passam por treinamento no interior de Bento Gonçalves

Atividade foi realizada neste domingo e contou com um público aproximado de 50 pessoas

A Prefeitura de Bento Gonçalves através da Secretaria de Segurança (SEMSEG) e Defesa Civil, realizou neste domingo (1º), o primeiro treinamento de voluntários no Parque de Aventuras Gasper. Ao longo do dia o SAMU realizou simulações de salvamento com um grupo de pessoas (formado por voluntários que participaram dos resgates das vítimas dos deslizamentos no interior do município). O treinamento abrangeu um público aproximado de 50 pessoas.

Os participantes realizaram oficinas de salvamento numa ampla área aberta cedida pelo parque. As atividades incluíram técnicas de salvamento, como remover e transportar vítimas de fraturas, controle de hemorragias, imobilização, primeiros socorros e reanimação, em caso de parada cardíaca. A simulação ocorreu em terreno hostil, simulando casos reais, colocando os participantes na responsabilidade de tomada de decisão, além de executar os atendimentos.

O voluntário Jean Guden comenta que “é de extrema importância estar realizando essa atividade, porque muitas vezes chegamos num determinado local e às vezes tem alguém sangrando ou desmaiado e não sabemos o que fazer, e aqui aprendemos a técnica para fazer com que realmente tenha efetividade quando precisamos socorrer alguém”.

Darlan de Jesus também atuou nos resgates das vítimas das chuvas de maio e comenta que “é um treinamento que faz toda a diferença, pois quando acontecem os desastres muitas vezes somos os primeiros a chegar no local. Temos que saber que o clima mudou e sabemos que futuramente podemos passar por isso de novo, então quanto mais estarmos treinados, melhor”.

Caroline Josende, voluntária do grupo Pé na Lama, reforçou sobre o diferencial do treinamento. “Temos que pensar sempre em agirmos de forma rápida, eficiente e com conhecimento, porque às vezes não sabemos nem direito o que fazer, ou como tomar uma iniciativa numa situação de emergência. Por isso que esse treinamento é primordial, pensando também na nossa vida, se em algum momento nos depararmos com alguma situação crítica”.

Janaíne Arpini, que também é voluntária do grupo Pé na Lama destaca que “é importante sempre termos esse treinamento para estarmos preparados diante de alguma situação que por ventura possa vir a acontecer. É uma iniciativa muito importante para todos os voluntários”.

O coordenador dos voluntários civis, Vicente Tomasi, reforça que “foi um grande dia, pois focamos na prática, com muita atividade física, fazendo a simulação com o máximo de realidade. A ideia é de replicar o conhecimento para a população e trabalhar no sistema preventivo, sendo o apoio ao poder público e mostrar que todos podem estar envolvidos, passando conhecimento num plano de prevenção”.

A coordenadora do SAMU-BG Melissa Bonato também destaca que “tivemos um dia intenso de muita atividade de atendimento pré-hospitalar e em caso de catástrofe. Nós passamos para os voluntários as técnicas e modos de agir numa situação crítica. Ficamos extremamente satisfeitos com o grupo, pois cada um demonstrou muito interesse e força de vontade de aprender ao máximo cada técnica aplicada. Com certeza são pessoas que farão a diferença no nosso município. ”

O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho também esteve acompanhando a atividade e reforça que “o espírito de comunidade e integração das forças de segurança fez a diferença. Foi um grande momento para os voluntários aprenderem técnicas fundamentais de salvamento, independente da situação que futuramente possam estar envolvidos”.

A expectativa é que, ao longo dos próximos meses, ocorra um segundo treinamento, que contará com a participação do Corpo de Bombeiros.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: José Martim Estefanon e Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido