Em preparação para o novo semestre letivo da Universidade de Caxias do Sul – que se inicia no dia 1º de março – os professores da Instituição participam durante esta semana, de 18 a 22 de fevereiro, de diferentes atividades de formação continuada. O momento é de envolvimento, construção coletiva, atualização e qualificação dos processos de ensino e aprendizagem para docentes das diferentes áreas do conhecimento.
As atividades formativas contemplam as dimensões reflexiva, voltada à docência no Ensino Superior; e prática, que subsidiará ferramentas de trabalho aos professores, promovendo encontro, aproximação e escuta entre os pares, com socialização de experiências. “Serão abordadas questões relativas a características, necessidades e identidade dos acadêmicos considerando o contexto no qual se inserem, de influências políticas, econômicas, culturais, sociais e tecnológicas, também preparando os docentes para atuação em modelos curriculares que qualificam as práticas”, explica a coordenadora do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais da UCS – CINTED, professora Flávia Fernanda Costa.
Programação
Um seminário sobre o estudante universitário nos contextos emergentes busca promover a reflexão sobre os desafios da docência, bem como o compartilhamento de ideias e experiências sobre caminhos de aproximação com os acadêmicos. A programação – que teve início nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e segue até sexta-feira, dia 22 – inclui palestras, debates e mesas redondas sobre aula tradicional x aprendizagem ativa, identidade do estudante, linguagens e aprendizagem. Completam o programa diversas oficinas voltadas a temas como o Trabalho Discente Efetivo, ferramentas de ensino, leitura orientada, videoaulas e mineração de texto.
A programação dos professores para o início do semestre ainda compreende um encontro com o reitor, no dia 25 de fevereiro, e reuniões específicas por área de conhecimento.
Processo formativo
As atividades de formação continuada integram o processo conduzido pelo Núcleo de Formação de Professores do CINTED, que propõe reflexões para além do cotidiano dos cursos, considerando os diferentes âmbitos da atividade docente. A qualificação – voltada à reestruturação dos cursos de graduação, que estabeleceu a modernização dos processos de ensino e aprendizagem e a adoção das metodologias de aprendizagem ativa – ocorre em ciclos, com enfoque na atuação nos novos modelos curriculares.
O primeiro ciclo, iniciado em 2017, contou com a participação de cerca de 300 docentes, entre ministrantes das disciplinas de primeiro semestre dos currículos e apoiadores. A segunda etapa incluiu cerca de 60 professores, e hoje o programa vivencia a terceira fase do ciclo formativo, com o envolvimento de aproximadamente 140 docentes. O momento permite análise, revisão e ainda mais qualificação de processos e experiências acadêmicas para docentes e estudantes, avalia a coordenadora do CINTED. “Os reflexos beneficiam os acadêmicos a partir de uma maior preparação e compreensão docente sobre o Trabalho Discente Efetivo no processo de ensinar e aprender e sua função no modelo pedagógico diferenciado adotado”, considera.
Universitário nos contextos emergentes
Abriu o seminário nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a palestra com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, a doutora em Educação Vera Lucia Felicetti, que apresentou estudos que observam características iniciais dos ingressantes na Educação Superior, situações que enfrentam, ações desenvolvidas no percurso acadêmico e resultados da formação neste grau de ensino. “Os estudos colocam em tela quem é o estudante da Educação Superior na atualidade, mostrando que há um universo emergente de estudantes, dentro de um contexto educacional também emergente, o que exige um conjunto de esforços de todos os envolvidos, ou seja, gestores, professores e estudantes, para que de fato se dê conta das demandas impostas à nova realidade educacional pela qual passa a Educação Superior”, explicou.
A pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, deu as boas-vindas aos professores, reiterando a relevância do ritual de reencontro, que permite a reunião e a troca entre os docentes, e da valorização da expertise presente na UCS, a exemplo das oficinas ministradas pelos professores. Que para além de retornar ao trabalho, seguindo na construção e consolidação de ações e projetos, o entusiasmo e o engajamento possam auxiliar no enfrentamento dos desafios para este ano, desejou. Tratando sobre a temática central do encontro, instigou o olhar para o estudante universitário na relação pedagógica. “Não podemos deixar de considerar as pessoas que habitam nossos estudantes – são jovens, adultos, idosos, são pessoas da comunidade que delegam ao nosso fazer os seus projetos de formação profissional e de vida. Que nos mobilizemos e alimentemos dessas trocas para nosso ofício”. A pró-reitora ainda destacou a relevância do melhor acolhimento possível aos pares e estudantes. “Assim estaremos acolhendo projetos e a comunidade, fortalecendo nossa identidade como uma universidade comunitária que segue construindo sua imagem como imprescindível para o desenvolvimento de toda a região da Serra gaúcha”.
A coordenadora do CINTED, professora Flávia Fernanda Costa, apresentou a programação de atividades que abrem o ano letivo 2019. “É oportuno que tenhamos um tempo para nos reencontrarmos e celebrarmos o ano que se inicia. Considerando que o cenário universitário é cada vez mais desafiador e complexo, é necessário que o professor invista em formação permanente”, afirmou. E apontou que isso se dá intensificando o processo de ação e reflexão sobre as práticas pedagógicas, mediados pela teoria, pela multiplicidade de saberes, tempos e espaços do mundo contemporâneo, considerando a docência um processo de desenvolvimento profissional que abrange as dimensões pessoais e profissionais, e que são individuais e coletivas.
Foto: Claudia Velho
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana