Volta às aulas UCS: atividades de formação continuada qualificam atuação docente

Em preparação para o novo semestre letivo da Universidade de Caxias do Sul – que se inicia no dia 1º de março – os professores da Instituição participam durante esta semana, de 18 a 22 de fevereiro, de diferentes atividades de formação continuada. O momento é de envolvimento, construção coletiva, atualização e qualificação dos processos de ensino e aprendizagem para docentes das diferentes áreas do conhecimento.

As atividades formativas contemplam as dimensões reflexiva, voltada à docência no Ensino Superior; e prática, que subsidiará ferramentas de trabalho aos professores, promovendo encontro, aproximação e escuta entre os pares, com socialização de experiências. “Serão abordadas questões relativas a características, necessidades e identidade dos acadêmicos considerando o contexto no qual se inserem, de influências políticas, econômicas, culturais, sociais e tecnológicas, também preparando os docentes para atuação em modelos curriculares que qualificam as práticas”, explica a coordenadora do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais da UCS – CINTED, professora Flávia Fernanda Costa.

Programação
Um seminário sobre o estudante universitário nos contextos emergentes busca promover a reflexão sobre os desafios da docência, bem como o compartilhamento de ideias e experiências sobre caminhos de aproximação com os acadêmicos. A programação – que teve início nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e segue até sexta-feira, dia 22 – inclui palestras, debates e mesas redondas sobre aula tradicional x aprendizagem ativa, identidade do estudante, linguagens e aprendizagem. Completam o programa diversas oficinas voltadas a temas como o Trabalho Discente Efetivo, ferramentas de ensino, leitura orientada, videoaulas e mineração de texto.

A programação dos professores para o início do semestre ainda compreende um encontro com o reitor, no dia 25 de fevereiro, e reuniões específicas por área de conhecimento.

Processo formativo
As atividades de formação continuada integram o processo conduzido pelo Núcleo de Formação de Professores do CINTED, que propõe reflexões para além do cotidiano dos cursos, considerando os diferentes âmbitos da atividade docente. A qualificação – voltada à reestruturação dos cursos de graduação, que estabeleceu a modernização dos processos de ensino e aprendizagem e a adoção das metodologias de aprendizagem ativa – ocorre em ciclos, com enfoque na atuação nos novos modelos curriculares.

O primeiro ciclo, iniciado em 2017, contou com a participação de cerca de 300 docentes, entre ministrantes das disciplinas de primeiro semestre dos currículos e apoiadores. A segunda etapa incluiu cerca de 60 professores, e hoje o programa vivencia a terceira fase do ciclo formativo, com o envolvimento de aproximadamente 140 docentes. O momento permite análise, revisão e ainda mais qualificação de processos e experiências acadêmicas para docentes e estudantes, avalia a coordenadora do CINTED. “Os reflexos beneficiam os acadêmicos a partir de uma maior preparação e compreensão docente sobre o Trabalho Discente Efetivo no processo de ensinar e aprender e sua função no modelo pedagógico diferenciado adotado”, considera.

Universitário nos contextos emergentes

Abriu o seminário nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a palestra com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, a doutora em Educação Vera Lucia Felicetti, que apresentou estudos que observam características iniciais dos ingressantes na Educação Superior, situações que enfrentam, ações desenvolvidas no percurso acadêmico e resultados da formação neste grau de ensino. “Os estudos colocam em tela quem é o estudante da Educação Superior na atualidade, mostrando que há um universo emergente de estudantes, dentro de um contexto educacional também emergente, o que exige um conjunto de esforços de todos os envolvidos, ou seja, gestores, professores e estudantes, para que de fato se dê conta das demandas impostas à nova realidade educacional pela qual passa a Educação Superior”, explicou.

A pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, deu as boas-vindas aos professores, reiterando a relevância do ritual de reencontro, que permite a reunião e a troca entre os docentes, e da valorização da expertise presente na UCS, a exemplo das oficinas ministradas pelos professores. Que para além de retornar ao trabalho, seguindo na construção e consolidação de ações e projetos, o entusiasmo e o engajamento possam auxiliar no enfrentamento dos desafios para este ano, desejou. Tratando sobre a temática central do encontro, instigou o olhar para o estudante universitário na relação pedagógica. “Não podemos deixar de considerar as pessoas que habitam nossos estudantes – são jovens, adultos, idosos, são pessoas da comunidade que delegam ao nosso fazer os seus projetos de formação profissional e de vida. Que nos mobilizemos e alimentemos dessas trocas para nosso ofício”. A pró-reitora ainda destacou a relevância do melhor acolhimento possível aos pares e estudantes. “Assim estaremos acolhendo projetos e a comunidade, fortalecendo nossa identidade como uma universidade comunitária que segue construindo sua imagem como imprescindível para o desenvolvimento de toda a região da Serra gaúcha”.

A coordenadora do CINTED, professora Flávia Fernanda Costa, apresentou a programação de atividades que abrem o ano letivo 2019. “É oportuno que tenhamos um tempo para nos reencontrarmos e celebrarmos o ano que se inicia. Considerando que o cenário universitário é cada vez mais desafiador e complexo, é necessário que o professor invista em formação permanente”, afirmou. E apontou que isso se dá intensificando o processo de ação e reflexão sobre as práticas pedagógicas, mediados pela teoria, pela multiplicidade de saberes, tempos e espaços do mundo contemporâneo, considerando a docência um processo de desenvolvimento profissional que abrange as dimensões pessoais e profissionais, e que são individuais e coletivas.

Foto: Claudia Velho

error: Conteúdo Protegido