Secretária de Educação e assessores pedagógicos estão visitando as escolas com o objetivo de acolher professores e alunos
A segunda-feira (17) marcou o início das aulas das 24 EMEFs, EMTI, EMEFE e EMEM. São mais de 12 mil estudantes que estão voltando aos educandários para o ano letivo de 2025. A secretária de Educação, Andreza Peruzzo, juntamente com a equipe da SMED composta pelos assessores pedagógicos, Lívia Mezacasa, Fernanda Nardini, e Luís César Minozo, estão realizando a caminhada pedagógica visando acolher professores e alunos.
Reencontrar os amigos, falar sobre as férias, conhecer novos colegas e professores, faz parte da vida escolar, e os alunos trazem consigo expectativas de crescimento educacional, independente que seja nos Anos Iniciais ou Finais. São sentimentos e sonhos que vão ser construídos com a equipe diretiva, professores e funcionários do educandário. Beatriz Cestonaro, do 9º ano da EMEF Lóris Pasquali Reali, tem uma perspectiva para 2025. “Pensar aquilo que eu desejo ser no futuro, aprofundar o meu conhecimento, conhecer pessoas novas”.
“Eu amo ficar na escola. Tenho meus amigos, a professora. Tomara que seja um ano muito bom”, diz Augusto Biguelin, estudante de 4º da EMEF São Valentin. Já seu colega, Vicenzo Daniel, traz um leque de bons sentimentos: “Felicidade, amor, paz, gratidão, alegria. Que seja um ano muito bom para nós aprender muitas coisas. E que não tenha nenhum acidente com coisas naturais”.
A professora de Literatura, Denise Dernardi Paulus Cimadon, da EMEF São Valentin, está sintonizada na busca da excelência dos conteúdos.“Estou bem animada. Vamos ter muito planejamento, muito material, ideias. Uma convicção de que vai ser um ano muito bom”.
Localizada em Faria Lemos, a diretora da EMEF Floriano Peixoto, nos conta como está sendo a recepção dos alunos com muitas atividades. “Nosso principal objetivo é recepcionar as crianças e as famílias de maneira acolhedora, criando memórias e vínculos afetivos. Preparamos para esta semana uma programação especial, que conta com atividades como pintura de rosto, contação de história com oficina culinária, dança/circuito, brinquedos infláveis e bailinho à fantasia. Em cada dia, a ideia é proporcionar uma vivência alegre e de bem-estar fazendo com que as crianças brinquem, explorem e desfrutem do ambiente escolar da melhor maneira possível”.
A Secretária de Educação destaca sobre o processo que se iniciou com as EMIs e agora finaliza com as EMEFs: “Nós estamos muito felizes com esse retorno e desejamos um excelente ano de 2025 e juntos possamos construir afetos e aprendizagens significativas, pois desde janeiro, juntamente com os educandários, a SMED está trabalhando para que nossos alunos tenha uma rotina escolar de qualidade, com material SET Brasil, alimentação saudável e aulas que propiciam um ensino coeso, inspirador e transformador”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Bento é referência em nefrologia e hemodiálise para a Serra Gaúcha
Material pedagógico Set Brasil traz novidades para alunos e professores
Sessão ordinária de segunda terá oito projetos em pauta