Os vereadores e as vereadoras de Bento Gonçalves aprovaram, na sessão desta segunda-feira, 12 de maio, o projeto de lei ordinária (PLO) 50/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a contratação administrativa, temporária e emergencial de 46 novos médicos.
Segundo o projeto, as vagas são para médico generalista (30), ginecologista (4), psiquiatra (8), neurologista (2) e oftalmologista (2). Todos terão carga horária de 20 horas semanais e padrão de vencimento SM6. Recentemente, os parlamentares aprovaram projeto de lei que reajuste os vencimentos dos profissionais médicos de Bento Gonçalves (https://camarabento.rs.gov.br/portal/institucional/noticias/vereadores-aprovam-reajuste-salarial-para-medicos-de-bento-goncalves).
O Executivo explica que a necessidade temporária de contratação dos cargos se faz necessária considerando a vacância de cargos nas especialidades de médico generalista, ginecologista, psiquiatra, neurologista e oftalmologista, e tendo em vista que os candidatos aprovados em concurso público encontram-se em fase de nomeação.
“A adoção do Processo Seletivo Simplificado (PSS) está amparada na legislação vigente, e será realizada de forma transparente e criteriosa, com contratação limitada ao período estritamente necessário até o ingresso dos profissionais concursados”, diz o projeto. A medida, apontada como pontual, emergencial e de interesse público, visa economicidade, segundo a prefeitura, além de “assegurar o pleno funcionamento das unidades de saúde e a regular prestação do atendimento médico à comunidade”.
Manifestações
Alcindo Gabrielli e Moisés Scussel, ambos do MDB, se manifestaram favoráveis ao PLO, destacando que a saúde pública precisa ser efetiva, atendendo, principalmente, àqueles que mais necessitam. Scussel destacou a importância de médicos ginecologistas, uma demanda que vem crescendo nos postos de saúde.
Volnei Christófoli (Progressistas) elogiou o Executivo e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo projeto e pelo empenho em melhorar a saúde de Bento Gonçalves. Duda Pompermayer (Progressistas) afirmou que, se a gestão da Saúde a níveis estadual e federal fosse mais efetiva, a saúde pública do município seria ainda melhor.
Volmar Giordani (Republicanos) reforçou a necessidade de médicos oftalmologistas e ginecologistas. Postal (PL), favorável ao projeto, pontuou que os médicos concursados devem receber atenção.
Leia o projeto na íntegra: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/32235
Fonte e foto: Imprensa – Câmara Bento
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento