Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural realizaram solenidade de entrega de convênios, totalizando investimento em R$ 778.648,90
Nesta quinta-feira (30), ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura a solenidade de entrega dos convênios do Edital 02/2022 “Cultura – Criar e Apresentar”. Foram contemplados 23 projetos, financiados pela Secretaria de Cultura e pelo Fundo Municipal de Cultura, dos mais variados segmentos artísticos, como dança, teatro, artesanato, entre outros, dentro de quatro finalidades: Qualificação e Formação; Circulação; Produção e Incentivo às Artes; e Qualificação e Formação nas Comunidades. O valor total do investimento é de R$ 778.648,90.
A enfermeira Lisiani Ritter vai pela primeira vez executar um projeto cultural envolvendo histórias da cultural italiana pelo ponto de vista de plantas aromáticas e medicinais. Ela destaca a importância do Fundo Municipal de Cultura para ampliar o conhecimento de saberes e fazeres: “Ele reforça todo o trabalho de artistas e pessoas da comunidade e proporciona para as pessoas um retorno. Para mim vai ser um desafio, uma oportunidade de investigar, pois vai trazer um conhecimento sobre como as pessoas utilizavam e utilizam as plantas aromáticas e medicinais que forma introduzidas na nossa região”.
Neiva Morello Michelin também está executando um projeto pela primeira vez. O nome é “Memórias bordadas” e vai trabalhar com mulheres em vulnerabilidade social juntamente com contação de histórias e o bordado: “para que elas possam trazer suas histórias de vidas nessas práticas manuais. Essa política pública é muitíssimo importante, pois nos permite de dar vozes para as pessoas através da arte e da cultura”.
Mônica Blume trabalha com teatro há mais de 30 anos e vai executar um projeto criado de forma virtual na pandemia e agora vai ser realizado de forma presencial com circulação na cidade. “Com as leis de incentivo à cultura, nós temos sim como pensar nossos trabalhos, nossos projetos artístico, além de valorizar o artista como profissão. Com o Fundo Municipal de Cultural ficou muito mais fácil se profissionalizar na área”.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, destaca sobre a pluralidade da área: “quando se pensa na cultura, não só grandes shows. A cultura é vasta, ela faz parte da educação, da segurança, da economia. A cultura tem um PIB maior que da indústria automobilística. Isso significa que precisamos investir em cultura, proporcionar em que as pessoas vivam da cultura. Os saberes e fazeres nunca foram tão importantes quanto hoje. Não só pela nossa questão de descendentes, mas pela questão do que está acontecendo no mundo. A cultura faz parte da nossa vida desde que a gente nasce. Parabéns para quem foi contemplado. Que venham mais frutos da cultura por aí”
O Secretário de Cultura Evandro Soares destacou a política cultural do município que é consolidada e mantém a cultura viva. “Eu fico muito feliz por mais um ano a gente poder estar participando deste momento, dar continuidade de uma política cultural pensada por muitos que estão aqui e está consolidada. É um trabalho realizado em conjunto para investir em ideias novas, implementar ações, iniciativas, da comunidade. Bento Gonçalves é o município que mais investe em cultura. Tem muito projeto em Bento Gonçalves acontecendo e isso graças a vocês. Nós estamos aqui como ferramenta para impulsionar, administrar, ser parceiros. Quem está lá na ponta são os trabalhadores da cultura e executando como a cultura deve ser”.
O vereador Eduardo Pompermayer congratulou aos agraciados pelo Edital. “Parabenizo o trabalho realizado que chega aos nossos produtores culturais que estão sendo agraciados pelo Edital. A cultura é o que o povo faz e aqui em Bento Gonçalves o povo faz bastante, são os saberes e fazeres que estão sendo contemplados pelo Edital. Parabéns a todos que trabalham com a cultura na cidade e que sigamos levando isso para frente. A Câmara sempre estará com vocês”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira salientou sobre a presença da cultura na vida pública. “Quando a gente ritualiza as vitórias que a gente tem aqui na Cultura ou em qualquer outra área, a gente está mantendo firme esse propósito. A nossa lei da Cultura é única no Brasil inteiro. E eu tenho certeza que a nossa lei é uma das mais robustas, pois temos uma grande valorização da área. A economia criativa está sempre se renovando e se fortalecendo”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação