Vinícolas participam de ações de promoção a rótulos brasileiros na Colômbia

Uvibra-Consevitis-RS, Embaixada do Brasil em Bogotá e Apex-Brasil promoverão visitas técnicas, rodada de negócios, circuito de degustação

Seis vinícolas brasileiras, participantes do projeto setorial Wines of Brazil, estarão presencialmente em Bogotá, na Colômbia, nos dias 29 e 30 de novembro, para ações exclusivas de promoção com potenciais compradores. A iniciativa é da Embaixada do Brasil em Bogotá, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS).

Vinícola Aurora, Nova Aliança, Salton, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Vinícola Mioranza e Vivant terão a oportunidade, no dia 29, de participar de visitas técnicas a quatro empresas colombianas. No dia 30, duas ações estão previstas para acontecer no Ágora Bogotá Centro de Convenções. A primeira, das 13h30 às 16h30, um matchmaking, que consiste em um circuito de degustação e rodada de negócios com compradores locais, em que vinícolas, compradores e potenciais clientes terão a oportunidade de se reunir e explorar possibilidades e oportunidades de negócios entre os países. Ambas as ações têm como objetivo fomentar as exportações de vinhos brasileiros para o país, que é alvo do projeto Wines of Brazil.

Já a segunda atividade do dia, das 17h às 19h, será o Brazil Wine Experience, evento exclusivo para promoção de vinhos brasileiros que reunirá cerca de 100 convidados entre sommeliers, jornalistas, importadores, distribuidores, restaurantes e formadores de opinião. Na oportunidade, um sommelier fará a apresentação dos vinhos brasileiros e, posteriormente, haverá degustação dos produtos das vinícolas participantes. Essa ação vem para complementar a primeira iniciativa, uma vez que traz uma consciência de marca para os vinhos brasileiros no meio vitivinícola colombiano.

Rafael Conceição, gerente de Promoção para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, comemora o primeiro evento internacional presencial desde o início das ações da Uvibra-Consevitis-RS, especialmente na Colômbia, país em que o consumo de vinho cresceu 78% de 2018 a 2020, elevando o consumo per capita de 0,5 litro em 2016 para 0,89 no ano passado. “A pandemia atingiu diretamente os eventos internacionais, portanto essa será uma excelente oportunidade de as vinícolas participantes conhecerem mais profundamente o mercado e promover relacionamentos com o trade daquele país. Esse é o primeiro evento presencial de grande porte do projeto e estamos com grande expectativa em relação aos resultados.”, ressalta.

A Colômbia é um país com baixa produção de vinho e, dessa forma, com presença relevante de produtos importados. No período de 2017 a 2019, os vinhos e espumantes importados pela Colômbia com origem do Brasil cresceram a uma taxa média anual de 15%.

Sobre o projeto setorial Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pela Uvibra-Consevitis-RS em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail wob@uvibraconsevitis-rs.com.br

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre a Uvibra-Consevitis-RS

A Uvibra-Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.

Fonte: Rosângela Longhi / Assessora de imprensa Uvibra-Consevitis-RS

Foto: Divulgação

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido