Vinícola Garibaldi acolhe o Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas

Encontro, em Garibaldi, teve programação com debates e visitas técnicas de intercooperação

Uma das marcas mais fortes na difusão do cooperativismo em todo o país, a Cooperativa Vinícola Garibaldi foi anfitriã da 14ª edição do Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas, que pela terceira vez na história ocorreu na Serra gaúcha, desta vez no município onde está sediada. O encontro com delegações de seis países, focado em troca de conhecimento e debate acerca de pautas atuais do mundo do vinho, começou quarta-feira (14) e se estendeu até sexta-feira, dia 16, com intensa agenda de palestras e visitas técnicas. “Estamos muito felizes em ter recebido a todos, numa oportunidade para mostrar um pouco do potencial vitivinícola e do enoturismo de nossa região”, disse o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.

Para ele, o evento que recebeu delegações de seis países para intercâmbio de conhecimento, através da intercooperação, e debate de pautas importantes representa uma ocasião essencial para o desenvolvimento das cooperativas e do setor. “O intercâmbio que temos com as cooperativas de outras regiões, a troca de informações, as viagens técnicas, tudo isso é muito importante, porque propicia o conhecimento de novas realidades. E temos todos os temas de interesse mundial acerca do mundo do vinho”, avaliou.

Ló se refere a importantes temas como as mudanças climáticas, um problema global, e a comercialização conjunta de vinho, assunto que dominou a pauta na manhã do primeiro dia do evento. “Temos que ver como podemos enfrentar e conviver com as mudanças climáticas”, disse.

A união de muitos em torno de um objetivo comum, prática do cooperativismo, se manifesta também na resolução desses desafios. A força coletiva é essencial para que as cooperativas sigam produzindo e melhorando suas comunidades. “As cooperativas têm um papel muito importante na sociedade onde estão inseridas, porque elas melhoram o ambiente. No nosso caso, as cooperativas do vinho, temos toda a base na agricultura familiar, no pequeno produtor, tanto aqui, nos países vizinhos e na Europa”, afirmou Ló.

Além de servir de base para atividades de integração, a cooperativa acolheu o Fórum para o debate de importantes pautas. Na quinta-feira, por exemplo, recebeu o painel Vinho é Saúde, com o cardiologista Jairo Monson de Souza Filho e com a biomédica Caroline Dani. Os especialistas abordam os benefícios já cientificamente comprovados do consumo de vinho para a saúde. No primeiro dia do encontro, a cooperativa sediou a palestra de Carlo Belmonte, presidente da Caviro, cooperativa italiana conhecida pela prática da economia circular. Mais de 15 cooperativas oriundas de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Itália e Espanha participam do evento.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi foi fundada em 1931 por um grupo de 73 produtores rurais. Hoje, conta com 472 cooperados, que cultivam 1,2 mil hectares de uvas e produzem, em média, de 30 milhões de quilos todos os anos.

Fonte: Exata Comunicação

Foto:  Igor Guedes

error: Conteúdo Protegido