Empresa expande fronteiras com os vinhos Tannat e Cabernet Sauvignon, variedades que expressam o terroir da região que foi palco de inúmeras batalhas da Revolução Farroupilha
No mês em que o Rio Grande do Sul celebra a Revolução Farroupilha, vem da região que foi palco de muitas batalhas, os dois novos rótulos da Vinícola Aurora. Em busca da expressão máxima do terroir Campanha Gaúcha, a cooperativa apresenta a linha Gran Reserva, nas variedades Tannat e Cabernet Sauvignon, ambos da histórica safra 2018. A linha Gran Reserva faz parte do projeto da Vinícola Aurora que mostrará a diversidade do vinho brasileiro, com castas emblemáticas de diferentes regiões do país. Os dois rótulos completam o portfólio que abrange 13 marcas, com 220 itens.
Com a potência característica da variedade, o Aurora Gran Reserva Tannat 2018 tem coloração rubi intensa, aroma com intensidade média alta, lembrando frutas vermelhas como framboesa, groselha, ameixa e toque mentolado, além de notas de madeira tostada, já que o vinho tem passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês. Apresenta boa acidez, tanino potente, agradável, com bom volume de boca, boa estrutura e tem grande potencial de guarda.
De coloração semelhante e mesmo potencial de guarda, o Aurora Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2018 tem aroma que lembra frutas negras maduras, especiarias, cravo e eucalipto, notas de madeira tostada, café e chocolate. No paladar é um vinho de excelente equilíbrio álcool/acidez, com tanino maduro e aveludado, de corpo médio alto e boa estrutura.
O enólogo-chefe da Aurora, Flávio Zilio, adianta que os vinhos Aurora Gran Reserva têm como característica o fato de serem elaborados com uvas de excelente maturação, sem uso de chaptalização (que é a adição de açúcar no mosto utilizada para elevar a graduação de álcool), e com as variedades que mais se adaptaram à região onde foi produzido.
“Estamos escrevendo mais uma página muito importante na história de quase 90 anos da vinícola, com dois grandes produtos que vão surpreender o consumidor que busca novidades e vinhos especiais, de uma grande safra”, garante.
Zilio acrescenta que a cooperativa viabilizou os novos rótulos através de parceria com um produtor da Campanha Gaúcha e que também levou em conta a boa aceitação do mercado brasileiro para as variedades Tannat e Cabernet Sauvignon.
“Os desafios nos fazem evoluir e este sempre é o objetivo da Vinícola Aurora. Queremos levar vinhos de qualidade cada vez maior para os consumidores, propor experiências diferentes em cada garrafa e estarmos abertos à evolução que o universo do vinho nos proporciona”, diz.
Os vinhos Gran Reserva 2018 tem edição limitada de 27,5 mil garrafas de cada variedade. O preço de referência (na loja da vinícola, em Bento Gonçalves) é de R$ 59,90.
Para harmonizar com o Aurora Gran Reserva Tannat, as sugestões são os clássicos da região da fronteira: carré de cordeiro, entrecot grelhado e costela bovina. A potência da variedade também combina com churrasco e queijos fortes. As harmonizações sugeridas com o Aurora Gran Reserva Cabernet Sauvignon também incluem carnes vermelhas, como picanha grelhada e costela de cordeiro, e ainda massas ao molho funghi, risoto de funghi e queijos médios.
Sobre o terroir Campanha Gaúcha
Localizada próxima à fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, a Campanha Gaúcha tem algumas características que a diferenciam das demais regiões vinícolas. Entre elas, está o clima, com temperaturas que facilmente chegam a zero grau no inverno, verões muito quentes e menor incidência de chuva em relação à outras zonas produtoras.
Outra característica marcante é o solo basáltico e arenoso, com ótima drenagem e pouca concentração de matéria orgânica. São estas condições de clima e solo, além do relevo marcado por planícies e pequenas ondulações, que favorecem à ótima maturação das uvas viníferas.
Com uma área de 1,5 mil hectares plantados com videiras, o território responde a cerca de 15% da produção de uvas viníferas (destinadas para vinho fino) do Rio Grande do Sul. As variedades escolhidas para a elaboração da linha Aurora Gran Reserva, a Cabernet Sauvignon e a Tannat, são as uvas viníferas tintas mais plantadas na Campanha Gaúcha e que, ao longo do tempo, se mostraram as que melhor se adaptaram às condições climáticas da região.
Em maio deste ano, a Campanha Gaúcha foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com a Indicação de Procedência (IP) para os vinhos e espumantes, se juntando às outras seis Indicações Geográficas de vinhos no Rio Grande do Sul.
Fonte: MCom Comunicação
Foto: Eduardo Benini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves