Cooperativa aparece na a 86ª posição do estado e na 239ª colocação no ranking 500 Maiores do Sul, do Grupo Amanhã e PwC Brasil
A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de ser reconhecida entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul, mais precisamente na 86ª colocação, segundo o ranking 500 Maiores do Sul, realizado pelo Grupo Amanhã em parceria com a PwC Brasil. O levantamento, um dos mais tradicionais da região Sul, avaliou o desempenho de empresas com base no balanço de 2024.
A cerimônia de premiação foi realizada nesta semana, em Porto Alegre, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), reunindo lideranças empresariais, autoridades e representantes das companhias mais relevantes da região.
Nesta 35ª edição do estudo, a Vinícola Aurora também conquistou o 239º lugar entre as empresas da Região Sul, refletindo o protagonismo da cooperativa no cenário vitivinícola nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O levantamento analisa o desempenho com base no Valor Ponderado de Grandeza (VPG), índice exclusivo do Grupo Amanhã que combina patrimônio líquido, receita bruta e resultado líquido.
No período avaliado, a Vinícola Aurora apresentou um crescimento de 7% no faturamento em relação ao ano anterior, totalizando R$ 841 milhões em 2024. O desempenho reflete a estratégia de diversificação de produtos, ampliação de mercados e investimentos em tecnologia e sustentabilidade.
Para o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, o reconhecimento é resultado do esforço conjunto dos cooperados, colaboradores e parceiros.
“Estar entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul e da Região Sul é motivo de orgulho para toda a nossa cooperativa. Esse resultado reforça o compromisso da Vinícola Aurora com a excelência, a inovação e o desenvolvimento sustentável da vitivinicultura nacional. Conciliamos o crescimento econômico com iniciativas cada vez mais alinhadas à estratégia ESG. Em 2026, a Aurora completará 95 anos e reafirmará sua base cooperativista, tendo no viticultor e nos colaboradores o seu alicerce”, enfatiza o presidente.
Sobre a Vinícola Aurora
A Vinícola Aurora, fundada em 1931, é a maior cooperativa do setor vitivinícola do Brasil, reunindo mais de 1,1 mil famílias associadas, que produzem uvas em pequenas propriedades (cerca de 2,7 hectares por cooperado, com média de quatro pessoas por família).
No total, são três mil hectares de área cultivada, de 56 variedades de uvas, em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi. Na safra 2025, a cooperativa recebeu 71,6 milhões de quilos de uva. Historicamente, a Aurora processa de 10% a 15% da safra de uvas do Rio Grande do Sul.
Líder de mercado nacional nas categorias vinhos finos brasileiros, suco de uva integral e coolers, a cooperativa conta com três parques industriais em Bento Gonçalves (Matriz, Unidade 2 e Vinhedos) e uma unidade de produção de uvas em Pinto Bandeira. São 550 funcionários dedicados a fazer com que os mais de 220 produtos, divididos em 12 linhas, cheguem aos 26 estados brasileiros e ao mercado internacional.
Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao)
Foto: Zeto Teloken
Audiência Pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias será dia 23 de outubro na Câmara Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE SEIS PESSOAS E APREENDE MAIS DE 1,7 KG DE DROGAS, DINHEIRO E DRONE, EM CAXIAS DO SUL
Hospital Tacchini Carlos Barbosa desenvolve protocolo para atendimento de pessoas com deficiências ocultas