Estande institucional apresentou a qualidade e variedade dos vinhos do Rio Grande do Sul
Gerar mais oportunidades de negócios internacionais e ampliar o alcance e visibilidade do vinho nacional são alguns dos resultados que a participação em eventos do setor fora do país pode potencializar. Por isso, os vinhos e espumantes gaúchos estiveram bem representados na Vinitaly, maior feira de vinhos da Itália que se encerrou na última semana em Verona, no Vêneto.
Os números do evento reforçam porque a Vinitaly é considerada uma das três principais feiras mundiais do setor: foram 4 mil vinícolas expositoras que ocuparam mais de 100 mil metros quadrados em 17 pavilhões. Além disso, pelo menos 25 mil compradores estrangeiros, vindos de 139 países, marcaram presença na exposição.
Produtos de vinícolas nacionais como Don Giovanni, Casa Valduga, Ponto Nero, Salton, Pizzato, Larentis, Viapiana, Tenuta Foppa e Ambrosi e Miolo estiveram à mostra em um estande que promoveu o vinho gaúcho, por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).
“Fortalecer o relacionamento com nossos parceiros e estar sempre conectado com as tendências de mercado são pontos que considero indispensáveis, e a participação em grandes feiras e eventos nos proporciona isso. Por esse motivo, nos últimos meses estou me dedicando a viagens internacionais promovendo nossa região e nossas marcas, além de estreitar relacionamentos com o mercado externo, disseminando a cultura do mundo do vinho”, define Jones Valduga, superintendente da Domno Wines e Ponto Nero, marcas pertencentes do Grupo Famiglia Valduga. A diversidade dos vinhos gaúchos despertou interesse dos mais diversos públicos internacionais. O sommelier italiano Damiano Grandesso prestigiou o estande institucional e disse estar surpreendido com a qualidade dos produtos brasileiros.
Produtores gaúchos viajaram ao país italiano junto da equipe de promoção e divulgação da Wine South America (WSA), feira brasileira que ocorre em Bento Gonçalves de 12 a 14 de setembro deste ano. A Vinitaly e a WSA pertencem ao grupo Veronafiere e unem sua expertise em eventos do setor para, sobretudo, gerar bons negócios.
Sobre a Wine South America
Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes no Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.
A WSA reunirá em único espaço empresas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.
Fonte: Apura Conteúdo
Fotos: Wine South America/Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor