O Chile é o 11º país que os vinhos e espumantes brasileiros arrematam medalhas este ano. Depois de conquistar prêmios na Itália, Espanha, Suíça, Canadá, França, Grécia, Inglaterra, Hungria, México e Portugal, agora foi a vez de brindar no 24º Catad’Or Wine Awards, realizado de 4 a 7 de julho em Santiago. Foram oito Medalhas, sendo duas de Ouro e seis de Prata.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Daniel Salvador o concurso foi marcado pela excelência dos produtos, destacando ainda mais a qualidade dos rótulos brasileiros que alcançaram duas Medalhas de Ouro e seis de Prata. “O nível de competitividade foi muito alto em todas as categorias e a qualidade técnica também. Os jurados seguiram rigorosamente as regras estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho”, destaca. Outro aspecto positivo levantado pelo presidente da ABE foi a participação de amostras de grandes e pequenas empresas, que mostrou a excelência independente do porte da vinícola.
Foram avaliadas 665 amostras de 14 países. O trabalho, realizado por 45 jurados internacionais, entre eles Daniel Salvador e o diretor da ABE, Luciano Vian, foi realizado num ambiente ideal para o serviço, possibilitando uma análise sensorial adequada aliada a um sistema de pontuação eletrônico, que agilizou o processo. As sessões de degustação ocorreram em seis mesas, cada uma coordenada por um ex-presidente da Associação Nacional de Engenheiros Agrônomos e Enólogos do Chile (ANEAE).
PREMIAÇÕES
Grande Medalha de Ouro
Mistela Distinto Affonso Gasparin – Vinícola Don Affonso
Medalha de Ouro
Salton Espumante Brut – Vinícola Salton
Garibaldi Espumante Prosecco Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Medalha de Prata
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Ponto Nero Espumante Cult Brut Rosé – Domno do Brasil
Garibaldi Espumante Prosecco – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Aurora Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga 130 Espumante Brut Rosé – Casa Valduga Vinhos Finos
Casa Perini Espumante Brut Rosé – Vinícola Perini
Fonte: Associação Brasileira de Enologia
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família