Rótulos brasileiros batem novo recorde. Vinhos estão na frente dos espumantes com 65%
Já se tornou uma convenção dizer que o Brasil é o país dos espumantes. Mas nos últimos anos, quem vem liderando o ranking de premiações internacionais são os vinhos tranquilos. O número de medalhas avança a goles de comemoração tanto em espumantes quanto em vinhos, o que comprova que o reconhecimento mundial não faz distinção no tipo de produto que o Brasil elabora. Das 733 premiações alcançadas em 21 concursos, 471 foram concedidas para vinhos e 262 para espumantes. O maior número, 223, veio da Inglaterra
O reconhecimento veio da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Inglaterra, Portugal e Suíça. As 335 Medalhas de Ouro representam a maior expressão, seguidas pelas 165 de Bronze e 128 de Prata. Mas também tiveram 18 prêmios especiais, 14 Ouro Duplo, 31 Gran Ouro e 42 Menções Honrosas.
Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, este reconhecimento é fruto da evolução da produção nacional. “Nos últimos anos, o vinho brasileiro evoluiu consideravelmente. Muito se deve aos investimentos no manejo dos vinhedos e em tecnologias de elaboração, mas também é importante destacar os importantes avanços em relação ao conhecimento em torno das particularidades de cada terroir. As vinícolas, enólogos e engenheiros agrônomos estão de parabéns. Cada vez mais, a qualidade dos nossos vinhos e espumantes é reconhecida mundialmente”.
Prêmios por países
Argentina – 84
Brasil – 172
Canadá – 10
Chile – 32
Croácia – 12
Espanha – 19
França – 97
Grécia – 34
Hungria – 11
Inglaterra – 223
Itália – 22
Portugal – 15
Suíça – 2
TOTAL – 733
Fonte: Conceitocom
PG
Entrega do Título de Cidadão de Bento Gonçalves para José Zortéa será dia 11 de abril
Governador participa da inauguração oficial do Cristo Protetor de Encantado, novo ícone nacional do turismo religioso
No Fórum da Liberdade, Leite detalha reformas e avanços do governo nos últimos anos