Wine South America ocorre de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. São esperadas mais de 250 marcas nacionais e estrangeiras
Período de grandes negócios e novidades no mundo do vinho, setembro tem destaque no calendário de produtores, importadores, distribuidores, varejistas, enófilos e demais players do setor vitivinícola. É o mês em que eles se reúnem na Serra Gaúcha para o maior evento de vinhos da América Latina: a Wine South America, que ocorre em Bento Gonçalves, entre os dias 25 e 27 (quarta-feira a sexta-feira).
Ainda mais representativa, a segunda edição da feira internacional promete superar o sucesso da “safra” anterior. Este ano, a Wine South America receberá mais de 250 marcas expositoras do Velho Mundo (Áustria, Espanha, Itália, Portugal e França) e do Novo Mundo (África do Sul, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), que apresentarão os últimos lançamentos em tintos, brancos, rosés e espumantes.
A participação de vinícolas nacionais também será mais expressiva esse ano, atraindo produtores das principais regiões vitivinícolas do Brasil, que promoverão seus rótulos reconhecidos por mais de 4 mil premiações já conquistadas no Exterior. Dentre as 150 marcas verde-amarelas já confirmadas nesta edição estão as gigantes Aurora, Garibaldi, Miolo, Salton e Casa Valduga, que, juntas com as demais vinícolas brasileiras, irão demonstrar toda a qualidade e diversidade do setor vitivinícola nacional.
A adesão de produtores internacionais também é recorde, em razão de o Brasil ser o maior país da América do Sul e com o maior potencial de consumo do continente. Além do Brasil, outros nove países já confirmaram a participação no evento, com destaque para os espaços da Argentina, por meio do Wines of Argentina, do Uruguai, representado pelo Uruguay Wines, e do Chile, reforçando o posicionamento da Wine South America como o maior evento profissional do setor no continente latino-americano e principal plataforma de relacionamento entre o mundo do vinho e a América do Sul. Também estão confirmadas as participações de expositores vindos da África do Sul, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal.
“O Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul e o 13º do mundo. Os nossos produtos são exportados para 59 países em cinco continentes. O potencial é muito favorável. A feira tem um papel importante na aproximação dos clientes (compradores) com as vinícolas dentro do nosso próprio território”, salienta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.
Outros eventos importantes ocorrem paralelamente à mostra de vinhos. A Azeite Experience – Salão Internacional do Azeite, que apresenta as últimas novidades do setor de azeites, e a Spirits Brasil – Salão de Cachaça e Destilados, importante vitrine para o mercado de bebidas destiladas e cachaças. Ambas também serão realizadas entre os dias 25 e 27 de setembro, no mesmo pavilhão da Wine South America.
Conteúdo
A 2ª edição da Wine South America também será marcada por conteúdos de qualidade e parcerias com alguns dos principais nomes do segmento no Brasil. O grande destaque dessa edição será a Wine Conference, com a mesa redonda sobre o futuro do e-commerce de vinhos no Brasil: Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com palestras ministradas por profissionais como Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br). Será apresentado também um panorama do primeiro semestre de 2019 das importações, exportações e mercado brasileiro, apresentado pelo consultor Felipe Galtaroça (Ideal Consulting).
Rodadas de Negócios
As bem-sucedidas Rodadas de Negócios iniciadas no ano passado serão ampliadas em 2019, com a participação de compradores nacionais e internacionais. Viabilizado por meio de parceria da Milanez & Milaneze/Veronafiere com o Ibravin, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Projeto Comprador trará à Wine South America representantes do trade de todos os estados brasileiros e de países como Bélgica, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Paraguai, Polônia, Reino Unido e Rússia. Na edição anterior, a iniciativa teve como resultado a prospecção de R$ 6 milhões em negócios.
“Setembro é o principal mês de compra de vinhos para abastecer os pontos de venda para as festas de final de ano. O desenvolvimento das rodadas de negócio durante a feira traz ótimos resultados”, projeta o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
Concursos de melhores vinhos e sucos
Entre as principais novidades da edição deste ano é o concurso 10 Star Wines – Wine South America Awards, que vai premiar os melhores rótulos expostos no evento. Com curadoria da revista Prazeres da Mesa, cada marca pôde inscrever até dois rótulos de seu portfólio entre as 10 categorias da premiação, que incluem nacionais e importados. O anúncio oficial dos vencedores será realizado no primeiro dia do evento (25 de setembro). Os produtos ganhadores estarão expostos em local destacado e será promovida uma degustação premium com os rótulos vencedores, no dia 26.
Outro concurso, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho, premiará os melhores sucos do Brasil, em três categorias: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. O anúncio oficial dos vencedores será realizado também no primeiro dia da Wine South America, no auditório Wine Conference. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, uma masterclass com as bebidas vencedoras.
Masterclasses
Grande destaque da edição anterior, o Master of Wine britânico Alistair Cooper está de volta para apresentar a masterclass interativa com a sua seleção de melhores vinhos brasileiros. A Wine South America contará, ainda, com degustações orientadas de vinhos em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Integram também a programação da feira masterclasses sobre a Argentina, França, Itália, Portugal e Uruguai.
Avaliação Nacional de Vinhos
Assim como ocorreu na primeira edição, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) é apoiadora da feira, já que o evento culmina com a Avaliação Nacional de Vinhos, realizada anualmente pela entidade no último sábado de setembro. Único do gênero no mundo, o evento carrega a força do vinho brasileiro, sua evolução e DNA. As amostras de oito regiões produtoras do país estão sendo coletadas e o resultado será apresentado para o grande público no dia 28 de setembro, em Bento Gonçalves.
“A Wine South America chegou para fortalecer o que produzimos, como canal de ligação com o mercado, aproximando quem aprecia de quem elabora. Nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros e, junto com a feira, esperamos poder levar os rótulos verde-amarelos para os quatro cantos do mundo”, reforça o enólogo Daniel Salvador, presidente da ABE.
Sobre a Wine South America
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa, a Wine South America tem todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.
SERVIÇO
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos: no site www.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul
Fonte: Assessoria de Imprensa da Wine South America
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor