Em fevereiro, os projetos setoriais Wines of Brasil e 100% Grape Juice of Brazil trazem jornalistas, compradores e mestrandos de fora do país para descortinarem a produção vitivinícola brasileira. Paralelamente, Wines of Brasil participa de evento voltado para especialistas no Reino Unido
Neste mês de fevereiro, além do ritmo, da dança e da folia contagiante do Carnaval, visitantes de diferentes países virão ao país motivados por outras de nossas especialidades: o vinho e o suco de uva. Três grupos compostos por jornalistas e compradores de redes varejistas e restaurantes dos Estados Unidos, além de estudantes de mestrado da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) circularão pela Serra Gaúcha trazidos pelos projetos setoriais de promoção internacional Wines of Brasil e 100% Grape Juice of Brazil – realizados em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – para conhecer, estudar e fazer negócios.
Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, oito jornalistas e relações públicas de veículos de grande circulação na terra do Tio Sam, como Vogue, Condé Nast Traveler, Harper’s Bazaar, USA Today, Napa Valley Register, Eater, The Manual, Modern Farmer e The Wine Siren, farão tours enogastronômicos pela Serra Gaúcha, além de participarem de palestras técnicas sobre a produção nacional e as Indicações Geográficas brasileiras de vinho.
Na semana seguinte, no dia 19, aterrissam na região 18 estudantes do curso de mestrado da OIV para aprofundar seus conhecimentos a respeito das características do setor vitivinícola e o perfil dos vinhos nacionais. Em 2016, o Brasil integrou a grade do curso da entidade internacional, recebendo mestrandos que degustaram mais de 30 vinhos das principais regiões produtoras. O painel organizado pelo Ibravin foi conduzido pelo sommelier Maurício Roloff, que também fez uma apresentação institucional e tirou dúvidas dos participantes. “Para a maioria, foi o primeiro contato com vinhos brasileiros, e ficou claro que eles ficaram bem impressionados pela qualidade. Essa é uma característica dos nossos rótulos: a capacidade de surpreender”, resumiu Roloff.
No mesmo período, de 18 a 23 de fevereiro, será a vez de compradores de importantes redes gastronômicas e varejistas descortinarem as potencialidades das bebidas verde-amarelas. Os representantes da Full Circle Wine Solutions, Del Frisco’s Restaurant Group, Consolidated Restaurant Operations Inc. e Grand Cata farão um tour por 11 vinícolas de seis diferentes zonas vitivinícolas da Serra. Na taça, os visitantes estarão buscando a tipicidade brasileira para ofertarem no diversificado, porém concorrido, mercado norte-americano.
“Tanto o projeto com jornalistas como o de compradores têm como foco os Estados Unidos, um de nossos principais mercados-alvo. Já conseguimos chamar a atenção dos críticos e da mídia especializada, que querem saber cada vez mais sobre a nossa produção. E, assim como vamos trabalhando com a formação de imagem, paralelamente vamos construindo os canais de venda e distribuição”, observa o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
Ainda em fevereiro, o Wines of Brasil estará desfilando seus os destaques verde-amarelos no Reino Unido, durante o Specialist Importers Trade Tastings – SITT Springs 2018, realizado no dia 26, em Manchester, e no dia 28, em Londres. Voltado exclusivamente para compradores, importadores, donos de lojas, sommeliers e jornalistas, o evento é uma grande oportunidade de prospectar parceiros locais, abrir novos pontos de venda e conversar diretamente com formadores de opinião nesse mercado. No total, 15 rótulos serão apresentados pela JK Marketing, agência de relações públicas do projeto no país.
Estados Unidos, Reino Unido e China são os mercados-alvo do projeto Wines of Brasil por terem alto volume de importação e, no caso dos países ocidentais, também ostentarem um grande consumo per capita. “Este ano estaremos fortalecendo o nosso posicionamento como um dos melhores produtores mundiais de espumante, produto com o qual já temos reconhecimento no mercado internacional e que reflete a nossa alegria, jovialidade e profissionalismo”, observa Bertolini. “Além disso, estamos focando na união dos projetos de vinho e de suco. O mercado americano também é nosso alvo na exportação do suco de uva. A categoria representa 50% da uva processada no Rio Grande do Sul e mais de 115 milhões de litros comercializados interna e externamente”, completa.
Agenda Wines of Brasil em fevereiro:
6 a 9 de fevereiro – Press trip com jornalistas e relações públicas dos Estados Unidos. Os veículos de imprensa envolvidos são Vogue, Condé Nast Traveler, Harper’s Bazaar, USA Today, Napa Valley Register, Eater, The Manual, Modern Farmer e The Wine Siren.
19 de fevereiro – Apresentação do panorama vitivinícola brasileiro à turma de mestrado da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
18 a 23 de fevereiro – Projeto Comprador com redes gastronômicas e varejistas dos Estados Unidos. As empresas que enviaram representantes são Full Circle Wine Solutions, Del Frisco’s Restaurant Group, Consolidated Restaurant Operations Inc. e Grand Cata.
26 e 28 de fevereiro – Participação no Specialist Importers Trade Tastings – SITT Springs 2018, evento realizado em Manchester e Londres, no Reino Unido, voltado exclusivamente para compradores, importadores, donos de lojas, sommeliers e jornalistas.
Sobre o Wines of Brasil e o 100% Grape Juice of Brazil
O Wines of Brasil e o 100% Grape Juice of Brazil são iniciativas de promoção comercial dos vinhos, espumantes e suco de uva brasileiro no mercado externo, desenvolvidos, desde 2002, entre o Ibravin e a Apex-Brasil. Os projetos setoriais contam, atualmente, com a participação de 42 vinícolas e têm como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido, China e Paraguai. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram as iniciativas conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e o trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com, www.grapejuiceofbrazil.com e www.ibravin.org.br.
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS
Alunos da rede pública de ensino de Bento recebem Medalha de Ouro da OBMEP, no Rio de Janeiro
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais