Em Monte Belo do Sul, opções gastronômicas, vinícolas, artesanato local e programação artística esperam pelo público
O percurso até Monte Belo do Sul já antecipa um pouco do que o visitante vai encontrar no pequeno município que sedia o Vieni Vivere la Vita Festival: paisagens naturais impressionantes que convidam para uma proposta de viver a vida prazerosamente. Por entre as curvas da estrada é possível avistar videiras, que dão origem aos vinhos e espumantes de qualidade disponíveis para degustação nos espaços da Praça Padre José Ferlin, que acolhe a programação.
As taças cheias vêm acompanhadas de uma gastronomia plural, inspirada na culinária italiana com toques de contemporaneidade para atender aos mais diversos paladares. São pratos como massas e risotos, lanches elaborados e porções para petiscar no embalo das muitas atrações artísticas que tomam o palco de forma continuada. Também é possível levar um pouco dessa experiência para casa, adquirindo os produtos comercializados pelos 28 empreendedores, todos eles locais, e reviver as delicias de Monte Belo do Sul a qualquer tempo.
Com essas e outras atrações, a quinta edição do Vieni Vivere la Vita Festival abriu sua programação ontem (15), e segue recebendo o público no sábado (16), das 11h à meia-noite, e domingo (17), das 11h às 18. A entrada é franca. A programação artística do festival (veja abaixo) é uma realização da Associação Comunitária dos Amigos de Monte Belo (ACAMB), com o apoio cultural do Município de Monte Belo do Sul, da Associação dos Empreendedores de Monte Belo do Sul (ASSEMB) e do Sicredi. O patrocínio é de Multimóveis, Dalmóbile e Golden Sucos. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Para comer e beber
A rica experiência enogastronômica do Vieni Vivere la Vita Festival é protagonizada pelos empreendedores participantes desta edição. A Casa Biasotto tem massas (pene e fusilli) ao molho de tomate e pastel de carne. O Francesco Trattoria, oferece piadina de carne de panela e cogumelos, gelato e demais pratos da casa (que fica junto à praça). A Casa Fantin tem pão de forno e pão de vinho recheado com passas, além do nozinho de pão frito com açúcar e canela e cucas recheadas. O Ernesto Restobar traz risoto de copa com figo e de carne de panela, pizza calabresa e marguerita e sorvete expresso. O Ristorante Nonna Metilde oferece porção com polenta brustolada, queijo e salame frito, além de sopa de capeletti e grostoli.
O Bella Sierra Gastrobar tem tortei à bolonhesa, hambúrgueres e porções de batata frita e capeletti frito. A Casa Lovisa prepara filé de tilápia frito, capeletti frito, tábua com queijo e salame e caldo de cana. Na Casa Marques Pereira risoto caprese. No Rota 444 Petiscaria, hambúrgueres, xis e porções. O Bello Sapore tem Entrecot Parillero em tiras acompanhado de farofa e chumichurri, risoto de bacon com limão siciliano, croissant recheado – chocolate com morango e croissant recheado – carne de panela. Complementam as opções os Espetinhos do Balakinha, com xixo, espetinho de coração e de carne e talharim à bolonhesa e ao molho branco.
Para harmonizar, é possível degustar os rótulos das vinícolas Vinhos Avvocato, Vinícola Somacal e Licores Splendore, Faccin Vinhos, Vinícola Vallebello, Adega Giovanni Tasca, Casa João Moro Vinhos, Vinícola De Mari, Vinícola Seis Mãos, Vinhos Casa Fantin, Vinícola Monte Bello, Famiglia Tasca Sucos e Museu Familiar, Vinícola Casa Marques Pereira, Vinhos Casa Lovisa e Vinhos Pasquali.
Na hora das compras, são opções o Artesanatos Benatti, Artesanatos Libera & Alzira, Senzafine Lavandas, Fiori Floricultura, Produtos Coloniais Gabriel e De Costa Cogumelos e Alho Negro.
Serviço
O quê: 5º Vieni Vivere la Vita Festival
Quando: 16 de novembro, das 11h à meia-noite; e 17 de novembro, das 11h às 18h
Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Programação cultural
Dia 16 de novembro, sábado
*11h30 – Coral Municipal Musicando Melodias
*12h – Grupo de Danças Infantil Picolli Balerini
*12h30 – Banda Soul Fire
14h – Grupo Vicentino
15h – Grupo de Danças Ballo D’Italia
16h – Caroline Razador (show inclusivo) e Grupo Cavatappi
18h – Banda Bandidos da Noite
20h – Star Beatles (Buenos Aires/ARG)
22 – Simon Wolf (SC)
Dia 17 de novembro, domingo
11h – Coral Municipal e Cultural de Pareci Novo
11h30 – Laura Dalmass
13h – Rodrigo Soltton
14h – Coral Infantil Alegria de Cantar e Coral Juvenil Vozes em Sintonia
15h – Ragazzi Dei Monti
16h30 – Butiá Pockets
*Programação já realizada no momento desta publicação
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Fotos: Dieisson Polis
PROFESSORA QUE MORREU DE ACIDENTE SEGUNDA-FEIRA, PERDEU O FILHO HÁ DOIS ANOS NA MESMA RODOVIA
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO SÃO JOÃO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO EM NOVA PRATA