Em Monte Belo do Sul, opções gastronômicas, vinícolas, artesanato local e programação artística esperam pelo público
O percurso até Monte Belo do Sul já antecipa um pouco do que o visitante vai encontrar no pequeno município que sedia o Vieni Vivere la Vita Festival: paisagens naturais impressionantes que convidam para uma proposta de viver a vida prazerosamente. Por entre as curvas da estrada é possível avistar videiras, que dão origem aos vinhos e espumantes de qualidade disponíveis para degustação nos espaços da Praça Padre José Ferlin, que acolhe a programação.
As taças cheias vêm acompanhadas de uma gastronomia plural, inspirada na culinária italiana com toques de contemporaneidade para atender aos mais diversos paladares. São pratos como massas e risotos, lanches elaborados e porções para petiscar no embalo das muitas atrações artísticas que tomam o palco de forma continuada. Também é possível levar um pouco dessa experiência para casa, adquirindo os produtos comercializados pelos 28 empreendedores, todos eles locais, e reviver as delicias de Monte Belo do Sul a qualquer tempo.
Com essas e outras atrações, a quinta edição do Vieni Vivere la Vita Festival abriu sua programação ontem (15), e segue recebendo o público no sábado (16), das 11h à meia-noite, e domingo (17), das 11h às 18. A entrada é franca. A programação artística do festival (veja abaixo) é uma realização da Associação Comunitária dos Amigos de Monte Belo (ACAMB), com o apoio cultural do Município de Monte Belo do Sul, da Associação dos Empreendedores de Monte Belo do Sul (ASSEMB) e do Sicredi. O patrocínio é de Multimóveis, Dalmóbile e Golden Sucos. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Para comer e beber
A rica experiência enogastronômica do Vieni Vivere la Vita Festival é protagonizada pelos empreendedores participantes desta edição. A Casa Biasotto tem massas (pene e fusilli) ao molho de tomate e pastel de carne. O Francesco Trattoria, oferece piadina de carne de panela e cogumelos, gelato e demais pratos da casa (que fica junto à praça). A Casa Fantin tem pão de forno e pão de vinho recheado com passas, além do nozinho de pão frito com açúcar e canela e cucas recheadas. O Ernesto Restobar traz risoto de copa com figo e de carne de panela, pizza calabresa e marguerita e sorvete expresso. O Ristorante Nonna Metilde oferece porção com polenta brustolada, queijo e salame frito, além de sopa de capeletti e grostoli.
O Bella Sierra Gastrobar tem tortei à bolonhesa, hambúrgueres e porções de batata frita e capeletti frito. A Casa Lovisa prepara filé de tilápia frito, capeletti frito, tábua com queijo e salame e caldo de cana. Na Casa Marques Pereira risoto caprese. No Rota 444 Petiscaria, hambúrgueres, xis e porções. O Bello Sapore tem Entrecot Parillero em tiras acompanhado de farofa e chumichurri, risoto de bacon com limão siciliano, croissant recheado – chocolate com morango e croissant recheado – carne de panela. Complementam as opções os Espetinhos do Balakinha, com xixo, espetinho de coração e de carne e talharim à bolonhesa e ao molho branco.
Para harmonizar, é possível degustar os rótulos das vinícolas Vinhos Avvocato, Vinícola Somacal e Licores Splendore, Faccin Vinhos, Vinícola Vallebello, Adega Giovanni Tasca, Casa João Moro Vinhos, Vinícola De Mari, Vinícola Seis Mãos, Vinhos Casa Fantin, Vinícola Monte Bello, Famiglia Tasca Sucos e Museu Familiar, Vinícola Casa Marques Pereira, Vinhos Casa Lovisa e Vinhos Pasquali.
Na hora das compras, são opções o Artesanatos Benatti, Artesanatos Libera & Alzira, Senzafine Lavandas, Fiori Floricultura, Produtos Coloniais Gabriel e De Costa Cogumelos e Alho Negro.
Serviço
O quê: 5º Vieni Vivere la Vita Festival
Quando: 16 de novembro, das 11h à meia-noite; e 17 de novembro, das 11h às 18h
Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Programação cultural
Dia 16 de novembro, sábado
*11h30 – Coral Municipal Musicando Melodias
*12h – Grupo de Danças Infantil Picolli Balerini
*12h30 – Banda Soul Fire
14h – Grupo Vicentino
15h – Grupo de Danças Ballo D’Italia
16h – Caroline Razador (show inclusivo) e Grupo Cavatappi
18h – Banda Bandidos da Noite
20h – Star Beatles (Buenos Aires/ARG)
22 – Simon Wolf (SC)
Dia 17 de novembro, domingo
11h – Coral Municipal e Cultural de Pareci Novo
11h30 – Laura Dalmass
13h – Rodrigo Soltton
14h – Coral Infantil Alegria de Cantar e Coral Juvenil Vozes em Sintonia
15h – Ragazzi Dei Monti
16h30 – Butiá Pockets
*Programação já realizada no momento desta publicação
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Fotos: Dieisson Polis
Transição energética justa é tema de reuniões do Estado na Conferência do Clima em Baku
Governo realiza missão ao Japão e à China com foco em desenvolvimento sustentável, resiliência climática e negócios
Palco cultural será realizado na praça Achyles Mincarone no dia 20 de novembro