Após dois anos, ação que marca um dos principais momentos da Sexta-Feira Santa voltou a ocorrer de forma presencial
A manhã da Sexta-Feira Santa, 15 de abril, foi marcada por um momento de oração e reflexão sobre o trajeto percorrido por Jesus, com a 18ª edição da Via-Sacra da Juventude, realizada pelo Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul. Cerca de 350 pessoas acompanharam a encenação que ocupou as escadarias junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões da Festa da Uva.
Já tradicional na cidade, a Via-Sacra voltou a ocorrer de forma presencial após dois anos. “É um momento que mexe com as emoções das pessoas. Já tive a honra de participar uma vez e é uma experiência maravilhosa em que a gente pode passar para as pessoas esse momento que Cristo sofreu tanto por causa de injustiças cometidas, as quais nos dias de hoje ainda vemos acontecerem muito. Então, a encenação é um marco e uma coisa maravilhosa proporcionada pelos jovens e adultos e que nos ajuda a rezar na Sexta-Feira Santa”, afirma Gilmar Biegelmeyer que acompanhou a Via-Sacra.
Para quem participou da encenação, a experiência também foi significativa, como destaca Bárbara Tisott: “Eu estive em outras edições assistindo, mas participar como integrante é reviver a Paixão de Cristo novamente. É muito gratificante fazer parte deste momento e é um trabalho muito bonito realizado pelo Setor Juventude”.
A Via-Sacra percorre os principais momentos que Jesus viveu: desde a Quinta-Feira com o lava pés e Santa Ceia, até a sua condenação, morte na cruz e sepultamento na Sexta-Feira Santa. Cerca de 40 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais participaram da encenação. O bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon, destaca que a ação busca transmitir às pessoas a essência da Via Dolorosa percorrida por Jesus. “A Via-Sacra nos ajuda a ver e sentir esse momento pelos olhos de Pedro, de João, de Judas, a sentirmos a dor de Maria e a compaixão de Verônica para com Jesus. Assim, buscamos compreender verdadeiramente o que a Paixão de Cristo significa para nós hoje, nas nossas vidas”.
O assessor do Setor Juventude, padre Marciano Guerra, avalia como positiva a retomada da ação. “Estamos felizes porque tivemos uma resposta do público e é isso que dá sentido para essa ação, termos a comunidade presente. Sentimos alegria também em poder retomar esse trabalho com os jovens, tendo a juventude como protagonista de um momento como este, seja através de todo o processo de preparação, figurinos, a parte de roteiros, até a encenação. Essa é uma expressão daquilo que somos enquanto Setor Juventude”, afirma.
Sobre a Via-Sacra da Juventude
A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese de Caxias do Sul iniciou em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Nas primeiras edições, a encenação ocorria na quadra ao redor da igreja, e depois foi transferida para os Pavilhões da Festa da Uva.
Na sequência, se uniram à organização e realização da Via-Sacra todos os grupos de jovens da Área Norte de Caxias do Sul, que inclui as Paróquias Santa Catarina e Santa Fé e, em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese, abrangendo movimentos, grupos e pastorais de toda a cidade.
O itinerário da Via-Sacra começa na base da escadaria, com a representação da Santa Ceia, do lava-pés, do julgamento de Jesus e da condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
Fotos: Gabriel Perotti
Daer prorroga autorizações de trânsito para veículos de carga no RS
Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade dão sustento às ações da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul
Secretaria de Segurança de Bento realiza visitas nas escolas