Com o objetivo de ouvir as necessidades, planejar e alinhar as atividades da Via Orgânica, os integrantes da mais recente rota turística do município se reuniram na Prefeitura de Garibaldi na última semana. Também está agendada uma visita para que a comunidade garibaldense conheça melhor a proposta do grupo. O famtour será realizado no próximo dia 6 de maio.
Na reunião, algumas demandas foram reforçadas no encontro com o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi. A criação do estatuto da rota, a escala dos empreendimentos para os finais de semana, além das necessidades individuais de cada empreendimento e a criação de eventos constantes foram tópicos abordados.
O famtour (do inglês, familiarization tours) do dia 6 de maio deseja familiarizar e sensibilizar ainda mais o público em relação ao produto turístico. Toda a comunidade está convidada a participar, mas as vagas são limitadas. A visita ocorre a partir das 7h30min, com saída em frente à Prefeitura Municipal. A taxa de visita dos estabelecimentos será de 15 reais, conforme cronograma abaixo.
Roteiro do famtour – Via Orgânica
06 de maio – sábado
08h – Sítio Crescer: Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins. Recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento. Valor R$10,00.
09h – Valle Rustico: Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas, que atingem seu ápice quando harmonizados com sugestões de vinhos e espumantes. O visitante tem a oportunidade de conhecer a horta orgânica, de onde a maioria dos ingredientes é retirada. Além de ser restaurante, atua com projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas. Sem custo.
10h – Família Mariani: Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época. No local, são comercializados produtos orgânicos, produzidos pelos cooperados da Coopeg. Valor R$5,00.
11h – Econatura: A “ecofábrica” construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental. O espaço “Ecopipa” é utilizado como área para degustação. Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Sem custo.
Informações: Assessoria da Prefeitura
Foto: Slovinscki Fotografia
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)