Apesar da chuva não dar trégua, mais de 400 pessoas participaram na noite deste sábado, 1, do VI Festival Nacional do Vinho Colonial no Vale dos Vinhedos. O evento aconteceu no Salão da Comunidade 8 da Graciema, congregando produtores, comunidade, turistas e moradores locais. O objetivo é a preservação da identidade e a maneira tradicional da produção de vinho além de valorizar e incentivar a melhoria dos produtos.
Dez produtores participaram expondo seus vinhos, que foram avaliados por uma equipe técnica da Emater, Embrapa Uva e Vinho e IFRS – Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Bento, antes de serem aprovados e servidos ao público presente. Somando a isto, uma farta gastronomia foi oferecida, com música e diversão.
O Festival tem o apoio das Secretarias Municipais de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (SEGH), Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Embrapa e Emater.
Antes, já ocorreram os Festivais nas comunidades de São Pedro e Faria Lemos. A próxima edição é dia 28 de setembro, no Salão Comunitário de São Valentim, distrito de Tuiuty.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor