VI Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade em Monte Belo do Sul

As conferências são espaços democráticos e deliberativos de construção das políticas públicas voltadas para o setor da saúde. Os encontros são formados por representantes do governo, profissionais da saúde, movimentos sociais e a comunidade em geral que discutem a situação do sistema de saúde disponível à população, corrigindo as deficiências do SUS, confirmando o correto e discutindo o novo. As conferências são realizadas de quatro em quatro anos, nos três níveis: Municipal, Estadual e Nacional.

A Conferência Municipal de Saúde está prevista na Lei 8.142/90, por isso é realizada em diversos municípios. Teoricamente, deve ser realizada a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde em cada nível de governo. Algumas cidades chegam realizar mais de uma conferência, dentro do período indicado.

Em Monte Belo do Sul, a 6ª edição do evento aconteceu no Salão Paroquial, na tarde desta quarta-feira, dia 27, e faz parte da programação da semana do município. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde Montebelense, Clarice Rafaelly de Matos Bertoldi, “o encontro teve por objetivo promover a mobilização da sociedade, avaliando a situação da saúde e elaborando propostas relacionadas à área e as diretrizes para a formulação da política do segmento“.

Bento Gonçalves também terá Conferência Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira, dia 27 e sexta-feira, dia 28, a atividade chega a 7ª edição na cidade, com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

São objetivos da 7ª Conferência Municipal de Saúde: Avaliar e discutir a situação de saúde da população no território; Analisar o resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde; Propor as diretrizes para formulação da política de saúde no âmbito municipal, regional, estadual e nacional; Eleger delegadas e delegados para a etapa Estadual da Conferência Nacional de Saúde; e aprovar moções.

O evento será realizado das 8h às 17h, no auditório da FTEC, na Avenida Osvaldo Aranha, 419. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3452-9453.

Central de Jornalismo da Rádio Difusora

Clique na imagem para ampliar:

error: Conteúdo Protegido