Mais de 5 mil candidatos faltaram a pelo menos um dos quatro dias de provas. Listão deve ser divulgado até dia 21 de janeiro.
A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulgou na manhã desta quinta-feira, 10, o balanço final do Vestibular 2019 da UFRGS, que terminou ontem, quarta-feira, com as provas de História e Matemática. Dos 28.503 inscritos, 5.397 faltaram a pelo menos um dos quatro dias de provas, o que representa uma abstenção total de 18,93%. A prova de História teve média de 11,2424 e desvio padrão 3,8075, enquanto a média do exame de Matemática foi de 9,7705, com desvio padrão de 5,1210.
O Vestibular teve início no domingo, 6, com as provas de Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Na segunda, 7, foram aplicados os exames de Português e Redação, que neste ano abordou o tema adolescência e maturidade, a partir de um texto do psicanalista Contardo Calligaris. Na terça-feira, 8, foi a vez de Biologia, Geografia e Química e, ontem, 9, História e Matemática. Os candidatos prestaram as provas em Bento Gonçalves (03 escolas), Imbé/Tramandaí (04 escolas) e Porto Alegre (39 escolas), totalizando 46 locais.
Os gabaritos e médias de todas as provas já estão disponíveis no site www.vestibular.ufrgs.br. O listão com os aprovados deve ser divulgado até o dia 21 de janeiro. Já o boletim com o desempenho individual de cada vestibulando estará disponível no Portal do Candidato em até cinco dias úteis após a divulgação do resultado. A partir de segunda-feira, dia 14 de janeiro, a Universidade oferece plantão de atendimento de dúvidas sobre o processo de matrícula, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Museu da UFRGS, no Campus Centro. O plantão estará disponível até o dia 1º de fevereiro.
Vestibular em novembro
A próxima edição do Concurso Vestibular terá mudança em relação aos últimos anos. A seleção para ingresso em 2020 será ainda neste ano e não mais em quatro dias seguidos. As provas serão aplicadas nos finais de semana de 23 e 24 de novembro e de 30 de novembro e 1º de dezembro. Até o momento não foram definidos os detalhes da aplicação nesse novo modelo, o que estará em discussão nas instâncias da Universidade nos próximos meses.
A antecipação da data de aplicação das provas do vestibular faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela Universidade para otimizar os processos de matrículas e a ocupação das vagas. Dessa forma, a UFRGS terá mais tempo para as análises de documentos e aferições exigidas aos candidatos classificados para ingresso pelo Programa de Ações Afirmativas e também poderá fazer mais chamamentos para ocupação de vagas remanescentes.
Fonte: UFRGS
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa