A Câmara de vereadores de Monte Belo do Sul aprovou, nesta terça-feira (1º), o Plano Plurianual (PPA) de Investimentos do município, relativo ao período de 2018 a 2021. O Projeto de Lei nº 044/2017, foi encaminhado pelo Poder Executivo e aprovado pelos parlamentares por unanimidade de votos, em 1ª votação. Antes da votação, o contador da prefeitura Ernani Steilmann, fez uma explanação do PPA.
Segundo ele, a previsão é de que em quatro anos a prefeitura de Monte Belo do Sul arrecade 75 milhões de reais. Dentro das metas estão 4 milhões de reais para asfaltamento. Steilmann alertou que o município deve perder recursos ao longo dos anos, em virtude da crise econômica e também pelo Fundeb, por causa da baixa quantidade de alunos da rede de ensino.
Outro projeto aprovado pelo legislativo é o de nº 45/2017, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o sistema de cultura do município de Monte Belo do Sul. A proposta recebeu parecer favorável por unanimidade de votos e em 1ª votação. A matéria regula o Sistema Municipal de Cultura, que integra o Sistema Nacional de Cultura, criado pelo Ministério da Cultura. Na sessão esteve presente o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni, que fez uma explanação sobre o Plano Municipal de Cultura.
De acordo com Manzoni, o plano de cultura do município é ousado, com várias ações de curto, médio e longo prazo, que visam valorizar os aspectos históricos, culturais, religiosos, arquitetônicos, com realização de eventos que atraiam o turista. Ele ressaltou os poucos recursos que a secretaria terá para trabalhar, mas aposta na parceria público/privada e no envolvimento da comunidade para a concretização dos projetos. O Plano Municipal de Turismo foi elaborado baseado nos planos de turismo de Antônio Prado e Carlos Barbosa.
Ambos os projetos irão a votação final na próxima sessão ordinária, que ocorre no dia 15 de agosto, às 19 horas.
Pedidos de indicações
Quatro pedidos de indicações também foram aprovados, todos por unanimidade de votos: de autoria do Vereador Onecimo Pauleti, que solicita ao Executivo Municipal, a disponibilização de sinal internet sem fio (wife) na praça Padre José Ferlin e Piazza Schiavon; o de autoria do vereador Silvio Cesca, que solicita ao Executivo a conclusão dos trabalhos já iniciados de terraplanagem, de ampliação no terreno do cemitério da Comunidade de Santa Bárbara; também de autoria do Vereador Silvio Cesca, o pedido que solicita reformas no capitel Santo Antônio, localizado na Comunidade de Santa Bárbara; e por fim, ainda de autoria do Vereador Silvio Cesca, o pedido que solicita reparos no calçamento na comunidade; Nossa Senhora da saúde, no trevo de acesso a comunidade de Santa Bárbara ao município de Santa Tereza.
Fonte: Câmara Monte Belo
Fotos: Nei Vignatti
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor