A educação de Bento Gonçalves foi celebrada na sessão ordinária desta segunda-feira, 7 de abril, por meio da moção de aplauso 12/2025, de autoria da vereadora Marlene Pelicioli (Cidadania). Os aplausos foram às coordenadoras da Central de Orientação Restaurativa Escolar (CORES), Marlisete Alessi e Vanise Marconi, “pelos relevantes serviços prestados na área da educação e pela execução do projeto ‘Busca Ativa Dialógica como Enfrentamento à Evasão Escolar’, que foi executado ao longo de 2024 junto a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Ministério Público, que resultou na conquista do Prêmio MPRS 2025”.
O projeto CORES foi criado em face da necessidade de realizar o acompanhamento da infrequência escolar nas escolas municipais de Bento Gonçalves, utilizando-se da metodologia dialógica, que envolve famílias, escola e rede de apoio, com ênfase no fortalecimento de vínculos, relacionamentos saudáveis e apoio nas questões individuais e das comunidades onde estão inseridas.
Marlene destaca, na moção, que o projeto foi executado de janeiro a dezembro de 2024, junto às escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio da rede municipal, com a continuidade já levada a efeito em 2025. “O trabalho é uma sinergia entre Ministério Público de Bento Gonçalves, Conselho Tutelar, Assistência Social, Secretaria de Educação, onde instrutoras e facilitadoras dos Círculos de Construção de Paz, Marlisete Alessi e Vanise Marconi, desenvolvem uma metodologia baseada na Justiça Restaurativa para sanar a evasão escolar”, comenta.
A vereadora explica, na moção, que este é um processo onde é realizado um diagnóstico sobre o motivo do aluno estar fora da sala de aula, além de auxiliar na situação familiar do mesmo, atendendo às suas urgências e necessidades. Por meio da escuta empática, do respeito ao próximo e do diálogo, são realizados os círculos. No ano de 2024, a rede pública de ensino contou com mais de 13 mil estudantes e somente 2,2% deles estiveram fora das salas de aula.
“Esses números são uma vitória para educação de nossa cidade, portanto, a presente ‘Moção de Aplauso’ tem por finalidade prestar essa justa homenagem à essas grandes mulheres educadoras que nos inspiram no olhar a esperança de um país com uma educação de qualidade, amar o mundo e mudar a sociedade através da educação”, comemora Marlene.
Na sessão ordinária, a vereadora Marlene Pelicioli voltou a elogiar o trabalho das profissionais, destacando que a homenagem é justa e que a educação muda vidas.
Marlisete Alessi e Vanise Marconi, as homenageadas, e Andreza Peruzzo, secretária de Educação de Bento Gonçalves, estiveram presentes na sessão ordinária.
Os vereadores Duda Pompermayer, Edson Rogério Biasi, Postal, Volmar Giordani e Volnei Christofoli apoiaram a moção e, novamente, parabenizaram as profissionais e a Secretaria de Educação do município.
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias