Na tarde desta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Vereadores, foi aprovado o pedido de abertura de uma Comissão Processante que dará continuidade ao rito do pedido de cassação do vereador Moacir Camerini (PDT). Foram dez votos favoráveis e seis contrários (dos vereadores Moisés Scussel, Agostinho Petroli, Élvio de Lima, Leocir Lerin, Marcos Barbosa e Moacir Camerini).
Os demais parlamentares, além dos suplentes que foram chamados (os integrantes da CPI das Fake News foram os denunciantes e tiveram de se afastar), foram favoráveis a Comissão, exceto Leocir Lerin (MDB). Os demais suplentes que disseram sim para a denúncia foram Carlos Pozza (Progressistas), José Antônio Gava (PDT), Delarci Martins de Lima “Cascão” (Progressistas) e Thiago Fabris (Progressistas).
Após, houve um sorteio foram definidos os três parlamentares integrantes da Comissão Processante que são Neri Mazzochin, Moisés Scussel e Gustavo Sperotto. Com a confirmação dos membros, o presidente Rafael Pasqualotto (PP) suspendeu a sessão por alguns minutos para definição das funções como presidência e relatoria.
Após, foi definido que Sperotto será o presidente, Mazzochin o relator e Scussel integrante da referida Comissão.
O trio seguirá os trâmites internos do Poder Legislativo e será responsável por emitir um parecer final sobre a denúncia. A cassação de Camerini foi solicitada com base no relatório de conclusão da CPI das Fake News, que sugere de que o parlamentar utilizou-se da estrutura física e funcional (ex-assessores) da Câmara Municipal, para a criação e manutenção de perfis falsos nas redes sociais, com o intuito de disseminar conteúdos de imagens, vídeos, comentários caluniosos e difamatórios contra autoridades e colegas vereadores.
A Brigada Militar chegou a ser acionada para acompanhar o momento da votação. Depois do procedimento, os vereadores titular que afastaram-se para a votação do pedido, retomaram suas funções.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Nei Vignatti

 
                                               
                                               
                                               
                                               
                                               
                








 
                   
                   
                   
                  
“Dia D” do Natal da Esperança, para arrecadação de doações será neste sábado, 1º de novembro, em Caxias do Sul
CRAS III está atendendo em novo endereço
Cooperativa Vinícola Garibaldi oportuniza distintas harmonizações no Garibaldi Vintage