G

Vereador propõe ampliação do transporte interdistrital com rota para o Vale dos Vinhedos

O vereador Elvio de Lima (PMDB) apresentou requerimento sugerindo a implantação de rota de transporte interdistrital ligando Bento Gonçalves ao Vale dos Vinhedos na sessão ordinária realizada no dia 13 de fevereiro. O acréscimo proposto ao itinerário existente traz benefícios diretos a cerca de duas mil pessoas – que, segundo dados da Aprovale (Associação dos Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), trabalham na localidade, além de moradores e turistas – o roteiro recebeu cerca de 400 mil visitantes em 2016.

Um dos entraves enfrentados por quem exerce atividades profissionais na localidade é a restrição na abrangência de rotas e de horários, incompatíveis com o período de expediente. Uma única empresa opera com passagem pelo Vale, porém de forma insuficiente para atender à demanda, especialmente nos fins de semana. Diante dessa situação, os negócios sediados no distrito – principalmente do segmento vinícola – precisam oferecer transporte particular fretado a seus colaboradores. As empresas de menor porte sofrem ainda mais pois nem sempre têm condições de proporcionar esse benefício, e muitas delas ficam restritas à contratação de profissionais que disponham de veículo próprio para o deslocamento até o ponto de trabalho.

O cenário problemático atinge da mesma forma aos turistas. O acesso dos visitantes ao Vale ocorre, preferencialmente, sob a forma de transporte particular ou de agências privadas, com impacto direto na movimentação de hotéis, pousadas, restaurantes e outros negócios.

“Entendemos que a ampliação do transporte interdistrital para a localidade, junto a empresas privadas que prestam serviços de Transporte Público para Bento Gonçalves, é de extrema importância para a economia do município, que vem apresentando o turismo como uma das principais fontes de renda e divulgação. Nesse quesito, o Vale dos Vinhedos é um dos destinos mais reconhecidos e emblemáticos, e que precisa ser muito melhor aproveitado”, avalia Elvio de Lima.

A solicitação foi encaminhada à secretaria competente para avaliação da viabilidade de implantação.

Fonte: Exata Comunicação

error: Conteúdo Protegido