Vereador Dentinho repassa a entidades valor relativo a aumento dos salários dos políticos aprovado em 2021

Há um ano, vereador votou contra o reajuste para os vereadores, prefeito, vice e secretários e anunciou que doaria valor excedente

O vereador Rafael L. Fantin (PSD), o Dentinho, realizou, nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, o repasse de R$ 7.464 para dez instituições comunitárias, assistenciais e esportivas da cidade. O repasse dos recursos, segundo o vereador, é o cumprimento de um compromisso assumido há um ano, quando votou contra a proposta de reajuste aos vereadores, prefeito, vice e secretários municipais aprovada em dezembro de 2021. Naquela votação, Dentinho votou contra o projeto por entender que o reajuste aos agentes políticos não deveria ocorrer. “Penso que este não é o momento para reajustarmos o salário dos agentes políticos enquanto o país ainda passa por uma crise econômica”, afirmou Dentinho ao justificar o voto contrário, ressalvando que apoiava o reajuste aos servidores. “Meu entendimento é que os funcionários, que em sua maioria recebem salários mais baixos, necessitam da reposição inflacionária, o que não ocorre desde abril de 2020”, revelou.

O repasse dos recursos do vereador somam todos os valores excedentes relativos ao reajuste de 10,3% concedido aos agentes políticos, pagos ao longo deste ano, e só foi possível realizar agora por conta das restrições do período eleitoral, confirmou o vereador. O mecanismo adotado para a realização dos repasses foi a exigência de um cadastro disponibilizado no final de novembro nas redes sociais do vereador, onde a entidade deveria colocar seus dados e confirmar sua inscrição no CNPJ. Algumas inscrições foram invalidadas por não cumprirem os critérios, e dez receberam os recursos nesta terça-feira. Segundo Dentinho, a partir de 2023 ele fará o repasse trimestralmente.

Os representantes das entidades receberam os recursos com surpresa pelo ineditismo da ação e alegria pelo auxílio. “Eu tenho certeza de que um exemplo vale muito mais do que palavras, resumiu Vânia Kratz, da Ação Social São Roque, que atende à população carente da cidade desde 1969. “Este cheque é mais que dinheiro, é um cheque de ética, é o cheque da quebra de paradigmas”, elogiou Gilnei Rigotto, secretário-geral da Associação Ativista Ecológica (Aaeco).

Para o vereador, que já havia doado nos primeiros meses de mandato, em 2021, um percentual de 3,14% relativos ao reajuste aprovado em dezembro de 2020 e retirado depois pela Justiça, o repasse é uma questão de coerência. “Não cobro a mesma atitude de meus pares, mas, para mim, é uma questão de coerência e ética”, revelou.

Para o próximo ano, Dentinho afirmou que seguirá repassando o excedente do salário relacionado ao percentual de aumento concedido em 2021. Este repasse deverá ser feito a cada trimestre, sempre para três instituições, que passarão por um processo de cadastramento semelhante ao realizado neste ano. A novidade é que, sempre que houver mais de três inscritos, haverá uma forma de decisão que, de acordo com a ideia do vereador, deverá contar com a participação da população. “Nossa intenção é tornar o processo o mais transparente e participativo possível”, anunciou o vereador.

O que disseram os beneficiados

“Quando muda o discurso, as coisas começam a mudar”

Artur Lopes, Padrinhos na escola

“Eu tenho certeza de que um exemplo vale muito mais do que palavras”

Vânia Kratz, Ação Social São Roque

“A Abraçaí agradece imensamente a Dentinho”

Eliana Casagrande, Abraçaí

“Te agradeço pela doação, por lembrarem da ONG, todos os voluntários da Patas e Focinhos agradecem”

Aline de Godoy, Patas e Focinhos

“O Lar do Ancião quer agradecer, porque temos de dar atenção aos idosos. A população brasileira está ficando velha e não existe uma política pública para idosos”

Maria das Graças, Lar do Ancião

“Esse cheque é mais do que um cheque de dinheiro, é um cheque de ética, é o cheque da quebra de paradigmas. Sim, é necessário que as pessoas sigam esse exemplo”

Gilnei Rigotto, Aaeco

“Mais do que o recurso, a atitude faz a diferença”

Leonardo Stefani, Apae

Fonte e fotos: Gabinete Vereador Dentinho

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido