Há um ano, vereador votou contra o reajuste para os vereadores, prefeito, vice e secretários e anunciou que doaria valor excedente
O vereador Rafael L. Fantin (PSD), o Dentinho, realizou, nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, o repasse de R$ 7.464 para dez instituições comunitárias, assistenciais e esportivas da cidade. O repasse dos recursos, segundo o vereador, é o cumprimento de um compromisso assumido há um ano, quando votou contra a proposta de reajuste aos vereadores, prefeito, vice e secretários municipais aprovada em dezembro de 2021. Naquela votação, Dentinho votou contra o projeto por entender que o reajuste aos agentes políticos não deveria ocorrer. “Penso que este não é o momento para reajustarmos o salário dos agentes políticos enquanto o país ainda passa por uma crise econômica”, afirmou Dentinho ao justificar o voto contrário, ressalvando que apoiava o reajuste aos servidores. “Meu entendimento é que os funcionários, que em sua maioria recebem salários mais baixos, necessitam da reposição inflacionária, o que não ocorre desde abril de 2020”, revelou.
O repasse dos recursos do vereador somam todos os valores excedentes relativos ao reajuste de 10,3% concedido aos agentes políticos, pagos ao longo deste ano, e só foi possível realizar agora por conta das restrições do período eleitoral, confirmou o vereador. O mecanismo adotado para a realização dos repasses foi a exigência de um cadastro disponibilizado no final de novembro nas redes sociais do vereador, onde a entidade deveria colocar seus dados e confirmar sua inscrição no CNPJ. Algumas inscrições foram invalidadas por não cumprirem os critérios, e dez receberam os recursos nesta terça-feira. Segundo Dentinho, a partir de 2023 ele fará o repasse trimestralmente.
Os representantes das entidades receberam os recursos com surpresa pelo ineditismo da ação e alegria pelo auxílio. “Eu tenho certeza de que um exemplo vale muito mais do que palavras, resumiu Vânia Kratz, da Ação Social São Roque, que atende à população carente da cidade desde 1969. “Este cheque é mais que dinheiro, é um cheque de ética, é o cheque da quebra de paradigmas”, elogiou Gilnei Rigotto, secretário-geral da Associação Ativista Ecológica (Aaeco).
Para o vereador, que já havia doado nos primeiros meses de mandato, em 2021, um percentual de 3,14% relativos ao reajuste aprovado em dezembro de 2020 e retirado depois pela Justiça, o repasse é uma questão de coerência. “Não cobro a mesma atitude de meus pares, mas, para mim, é uma questão de coerência e ética”, revelou.
Para o próximo ano, Dentinho afirmou que seguirá repassando o excedente do salário relacionado ao percentual de aumento concedido em 2021. Este repasse deverá ser feito a cada trimestre, sempre para três instituições, que passarão por um processo de cadastramento semelhante ao realizado neste ano. A novidade é que, sempre que houver mais de três inscritos, haverá uma forma de decisão que, de acordo com a ideia do vereador, deverá contar com a participação da população. “Nossa intenção é tornar o processo o mais transparente e participativo possível”, anunciou o vereador.
O que disseram os beneficiados
“Quando muda o discurso, as coisas começam a mudar”
Artur Lopes, Padrinhos na escola
“Eu tenho certeza de que um exemplo vale muito mais do que palavras”
Vânia Kratz, Ação Social São Roque
“A Abraçaí agradece imensamente a Dentinho”
Eliana Casagrande, Abraçaí
“Te agradeço pela doação, por lembrarem da ONG, todos os voluntários da Patas e Focinhos agradecem”
Aline de Godoy, Patas e Focinhos
“O Lar do Ancião quer agradecer, porque temos de dar atenção aos idosos. A população brasileira está ficando velha e não existe uma política pública para idosos”
Maria das Graças, Lar do Ancião
“Esse cheque é mais do que um cheque de dinheiro, é um cheque de ética, é o cheque da quebra de paradigmas. Sim, é necessário que as pessoas sigam esse exemplo”
Gilnei Rigotto, Aaeco
“Mais do que o recurso, a atitude faz a diferença”
Leonardo Stefani, Apae
Fonte e fotos: Gabinete Vereador Dentinho
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves