A estação mais quente do ano está chegando ao fim. No dia 20 de março, às 7h29, horário de Brasília, começa o Outono. O início da estação é marcado pelo equinócio de Outono no hemisfério sul. Já no hemisfério norte, no mesmo instante, terá início a Primavera e lá o mesmo equinócio tem nome de equinócio da Primavera.
“O início das estações é uma marca astronômica que pode ser prevista para dezenas de anos seguintes, a partir do conhecimento e estudo de astrônomos”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional. “O que define as estações do ano é a posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita. As temperaturas, as chuvas, os dias ensolarados e toda a condição climática dependem de uma série de outros fatores, além da estação do ano”, completa.
O equinócio de Outono marca a época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Depois, os dias vão ficando menores e as noites maiores até que no solstício de Inverno temos a maior noite do ano. Nesse ano, o início do Inverno no hemisfério sul 21 de junho, à 1h24, horário de Brasília.
Fonte: Jornal do Brasil
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves