O presidente da Creral, Alderi do Prado, explicou ao prefeito De Carli que a UHE Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 MW com característica de Pequena Central Hidrelétrica (PCH), sendo que na casa de força principal serão 45 MW e na casa de força complementar junto ao pé do barramento serão mais 4,3 MW.
Com investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões de reais, o projeto já está com o termo de referência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIARIMA) aprovado na FEPAM e neste mês o órgão emitiu a autorização para manejo da fauna silvestre. “Com esta autorização já podemos começar o levantamento a campo e até abril de 2022 pretendemos protocolar na Fepam a solicitação da licença prévia (LP)”, complementa Prado.
A Foz do Prata é a primeira UHE da Creral, cooperativa de eletrificação rural com mais de 50 anos de existência, e há 20 anos atuando na geração através de PCHs, CGHs, UTE e UFVs. Neste ano a cooperativa está construindo usinas solares nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo e mais três CGHs em Santa Catarina. Atualmente opera com duas usinas próprias e outras cinco usinas em sociedade com investidores.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Veranópolis
Foto: Leticia Fracasso / Divulgação
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul