Na sexta-feira, dia 19 de outubro, aconteceu o ato que oficializou a doação de rádios antigos para o município de Veranópolis, pelo senhor Daltro D’Ariso.D’Ariso é um apaixonado por rádios e montou o Museu do Radio em Porto Alegre. O qual possui 217 exemplares, que contemplam modelos nacional e importados.
Esta mostra realizada por ele foi dedicada aos seus filhos e àqueles que vêem as antiguidades não como mercadoria, mas como valor de conhecimento e preservação da História. Parte desse importante acervo será doado para a Terra da Longevidade e será armazenado num primeiro momento na Casa de Cultura Frei Rovílio Costa.
Os equipamentos doados serão encaminhados para Veranópolis em um segundo momento, através de transporte especial. O rádio como meio de comunicação tem uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence. A sua invenção é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, mas o instrumento reúne uma série de descobertas anteriores.
No Brasil, a primeira transmissão ocorreu em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize. O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão. Com o passar do tempo houve uma grande evolução nos equipamentos de rádio, mas sua importância para a comunicação continua.
Fonte: Município de Veranópolis
Fotos: Lorena Martinelli
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor