O outono que começou no dia 20 de março promete ser de boas vendas para o comércio varejista gaúcho. De acordo com levantamento do Departamento de Economia da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, as projeções indicam um crescimento da comercialização de produtos entre 6% a 8% na comparação com o mesmo período de 2017.
– O crescimento de vendas será fortemente influenciado pelos bens duráveis, especialmente veículos, produtos eletroeletrônicos e informática, além de artigos do vestuário, a exemplo do que já acontece desde o último semestre do ano passado. Mais do que a recuperação do emprego, a alta está sendo influenciada fortemente pela queda da taxa de juros, o que tem incentivado os tradicionais poupadores a investir na aquisição de bens materiais – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Embora menos intensa, a expansão das vendas de produtos não duráveis (supermercados e farmácias, entre outros) também deve crescer acima de 4%, fruto da recuperação do emprego e do aumento da massa salarial gaúcha, conforme expectativa da FCDL-RS. No primeiro bimestre de 2018 a economia gaúcha gerou um saldo positivo de 30,8 mil postos de trabalho, o que representa uma alta de 64,4% diante do mesmo período do último ano.
– Esse bom resultado pode ser melhor, caso a queda de juros que presenciamos atualmente tenha alguma repercussão no custo do crédito ao consumidor, o que não está acontecendo. O nosso sistema financeiro oligopolizado faz com que os juros das principais fontes de financiamento das pessoas físicas estejam absurdamente elevados, especialmente no rotativo do cartão de crédito, no cheque especial e no empréstimo pessoal. A redução dos juros precisa acontecer com urgência nessa área – alerta Vitor Augusto Koch.
A chegada antecipada dos dias mais frios durante a estação deverá ser, também, um fator importante para incrementar as vendas de peças de vestuário, somado a aspectos como o aquecimento da economia e o aumento do poder de consumo da população.
Fonte: FCDL
146ª Romaria de Caravaggio e o que você precisa saber!
“Negligência total”: Polícia Civil indicia três pessoas em inquérito sobre acidente com ônibus da UFSM ocorrido em Imigrante
Ponto de apoio da UCS em Caravaggio recepciona romeiros com ações na área da saúde