Cinco artistas gaúchos foram premiados na tarde deste sábado (3/10) nas categorias pintura e escultura-símbolo (1º lugar e menção honrosa) no Concurso Artístico em homenagem aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pela plataforma digital da Expointer 2020.

O prêmio foi organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac), através do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).
“Esse concurso é muito importante para a valorização dos artistas gaúchos, que conhecem essencialmente o Rio Grande do Sul, suas tradições, sua história, explorando bem o tema proposto que foi agricultura, pecuária e desenvolvimento rural”, afirmou o secretário Covatti Filho, fazendo um agradecimento especial aos Correios pelo selo em homenagem aos 50 anos do parque.
“Nos seus 50 anos, o parque não poderia ganhar um presente melhor: símbolos artísticos que vão identificá-lo em todo o Estado”, disse o subsecretário do Parque de Exposições, José Arthur Martins.
Já o Diretor do Instituto de Artes (IEAVi), André Venzon, lembrou que a ideia da parceria entre as secretarias era trabalhar o conceito de cultura como cultivo e de cultivo como cultura, simbolizando os melhores anseios que nutrimos pela nossa terra e por aqueles que nela trabalham: “Este concurso vai nos ressignificar, pensar as nossas tradições”.
Foram 38 trabalhos inscritos, sendo que 28 apresentaram as obras e cumpriram todos os requisitos do edital. Na pintura, foram 21 artistas e na escultura-símbolo, sete. Os ganhadores do primeiro lugar irão receber R$ 15 mil, e a pintura ficará exposta na sede da secretaria, em Porto Alegre. Já a escultura-símbolo será instituída como honraria da secretaria, cuja reprodução poderá ser concedida a pessoas ou instituições com relevantes serviços prestados às atividades da agricultura, pecuária e desenvolvimento rural.

Os vencedores:
Pintura artística
1º lugar – Jackson Silva Brum, com a obra “Uma história de luta e trabalho”
Menções Honrosas – Gustavo Schossler (1ª) e Rose Giacomoni Osório (2ª)
Escultura-símbolo
1º lugar – Dalila Lopes, com a obra “Nascentes”
Menção Honrosa – Lucas Strey
Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES