O Prefeito Guilherme Pasin, recebeu nesta segunda-feira, 20 de novembro, a vencedora do 2º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar – Etapa Regional Sul. A merendeira Daniela Fernanda Felizardo, da Escola Municipal de Educação Infantil Feliz da Vida falou sobre a experiência no concurso, e sobre suas perspectivas para o futuro profissional. Participaram do encontro Secretária de Educação, Iraci Luchese Vaques, nutricionista Renata Geremia, e a diretora Cristina Buaszczyk.
O concurso promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), teve como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. De 22 a 27 de outubro as merendeiras selecionadas na Etapa Nacional participaram de uma capacitação em Brasília. “Voltei uma pessoa totalmente diferente de quando fui para Brasília, a gente cai na rotina e não valoriza o que tem. Eu conheci muitas histórias nos dias que fiquei lá, de merendeiras que tem que atravessar o rio para poder atender as crianças, que não tem mantimentos, materiais para trabalhar. Nós aqui temos uma alimentação incrível com produtos de qualidade, e locais perfeitos para o trabalho. Quero poder passar o conhecimento adquirido, quero multiplicar”, disse Daniela, que venceu o concurso com a receita da Polenteca.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques destacou que a merendeira é um exemplo para que mais profissionais participem de concursos. “Queremos fazer um concurso interno para motivar nossas merendeiras. Quem ganha são nossas crianças, que estão consumindo produtos minuciosamente selecionados para ofertar bons alimentos. E uma prova disto é a ‘Polenteca’, uma panqueca deliciosa feita com farinha de milho e recheada com talos e folhas de beterraba”, destaca.
Dados da Secretaria Municipal de Educação (SMED) mostram que, só em 2016, foram investidos R$ 2.110.803,32 em merenda escolar, destes R$ 898.540,00 proveem do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Cerca de 95% desses produtos são provenientes da agricultura familiar, beneficiando os produtores rurais de Bento Gonçalves e região. São frutas, legumes, hortaliças, entre outros alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras que compuseram 2,7 milhões de refeições que chegaram até as crianças.
O Prefeito Guilherme Pasin destacou a importância da profissão. “Estamos falando de uma profissão que tem muito prestigio no meio escolar. Nossas merendeiras são responsáveis por oferecer refeições, que em alguns casos são o único alimento que a criança vai ter. E vendo o orgulho, o brilho no olhar da Daniela acredito que esse projeto não pode parar. Precisamos de mais receitas premiadas. Nossa educação ganha, nossos alunos saem beneficiados”, comenta.
Confira abaixo a receita criada pela merendeira Daniela Fernanda Felizardo ou assista por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=FKPcJdIiscE&t=32s
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família