Vazamentos e alto consumo geram oscilações no abastecimento de água em Bento Gonçalves

Moradores de vários locais de Bento Gonçalves têm relatado situações de falta d’agua nos últimos dias, em especial no final de semana que passou, dias 10 e 11. Locais como o Bairro Aparecida, Loteamento Vinhedos, Santa Helena, Santa Marta, São Roque, Ouro Verde, Zatt e Santo Antão, dentre outros, foram alguns dos bairros os quais moradores enviaram reclamações para a reportagem da Rádio Difusora.

Segundo o gerente da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) de Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, a companhia tem trabalhado para buscar soluções da forma mais ágil possível. Segundo Dal Pizzol, várias situações de vazamentos de água foram solucionadas, entretanto, ainda há algumas a serem reparadas, como é o caso da Travessa Pelotas, no Bairro Juventude da Enologia, que se encontra há mais de 15 dias.

“A água chega até o reservatório, porém, devido ao escape da mesma em situações de vazamento e o consumo elevado em função do forte calor, acaba não dando conta, gerando assim a situação de falta d’agua em diversos locais”, afirmou o gerente da companhia.

A Corsan está em fase de levantamento de projetos para a construção de um novo reservatório de água no município.Segundo Dal Pizzol, o novo reservatório seria uma solução definitiva para o problema para os próximos anos.

A construção do reservatório está sendo tratada pela diretoria de expansão da Corsan e entrou recentemente no plano de investimentos da companhia. A expectativa é que o mesmo seja implementado dentro de 2023.

“Após a fase de projetos e posterior licitação, é uma obra de rápida implementação. Enquanto isso, trabalhamos para que as situações de falta de água sejam solucionadas o mais rápido possível. Mesmo setorizando os locais em que essas situações ocorrem, há redes pluviais mais antigas, as quais dificultam encontrar esses vazamentos e consequentemente os trabalhos de reparos. Mas estamos trabalhando com três equipes e avaliando os locais com as demandas”, avaliou Dal Pizzol.

Central de Jornalismo da Rádio Difusora

Foto: Unidade Móvel da Rádio Difusora

PG

error: Conteúdo Protegido