A juíza Jaqueline Maria Menta, atuando pela 3ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves, manteve despedida por justa causa aplicada pela Rio Grande Energia (RGE) a um trabalhador que participou de furto à casa de um cliente da empresa, juntamente com outro colega de trabalho. Na sentença, a magistrada acolheu o argumento da RGE, qual seja, o cometimento de ato de improbidade e mau procedimento, hipóteses de justa causa previstas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Cabe recurso ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).
O empregado ajuizou ação trabalhista após ser dispensado sob a alegação de que o mentor do assalto teria sido o colega de trabalho e que o processo-crime que apura o caso ainda estaria em andamento. Entretanto, como apontou a juíza na sentença, o próprio reclamante confessou a participação no furto, realizado em carro da empresa, durante o horário de trabalho, mas sem que ambos estivessem escalados para serviço na residência do cliente atingido.
No depoimento do empregado, ele relata que não fez nada para evitar a medida do colega, e que inclusive teria ficado com alguns objetos retirados da casa assaltada.
Além da confissão, a juíza destacou relatório policial de busca dos objetos subtraídos, como prova material do cometimento do ato faltoso. “Embora afirme ter sido o colega o mentor e executor do crime, o simples fato de utilizar o carro da empresa para acessar propriedade para a qual não estavam escalados para laborar para fins pessoais já se constitui em procedimento reprovável e evidencia, no mínimo, a falta de ética e bom procedimento no trabalho”, avaliou a magistrada. “Os fatos são suficientemente graves e ensejadores da dispensa motivada, porquanto capazes de romper a fidúcia que deve pautar a relação entre empregado e empregador”, concluiu.
Fonte: Juliano Machado – Secom/TRT4
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa