A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade, Vanessa Helen Soppelsa, participou no dia 7 de novembro, da cerimônia nacional de entrega de medalhas de ouro para os alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2015. Até hoje, em Garibaldi, Vanessa foi a única a receber a medalha de ouro nesta olimpíada.
O evento aconteceu no Rio de Janeiro, e contou com a presença dos Ministros da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, além do diretor do IMPA, Marcelo Viana e várias outras autoridades.
Ao todo, foram 500 medalhistas de ouro distribuídos em todo o país. O Rio Grande do Sul conquistou 45 medalhas e uma delas foi conquistada pela aluna garibaldense do 7º ano, Vanessa Helen Soppelsa, única medalha de ouro em Garibaldi.
O principal objetivo da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio de resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Podem participar da olimpíada alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio). A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. A partir da edição do ano que vem, poderão participar também alunos das escolas particulares, em uma olimpíada unificada.
A olimpíada acontece desde 2005 e as medalhas de ouro sempre são entregues em uma cerimônia de premiação nacional organizada pela Coordenação Geral da OBMEP. As medalhas de prata e bronze já foram entregues em cerimônias regionais.
Em 2015, 99,48% dos municípios brasileiros participaram da olimpíada com um total de 17.972.333 estudantes. A olimpíada de 2016 já aconteceu e o seu resultado será divulgado no início do mês de dezembro.
Além da alegria e emoção pela viagem e recebimento da medalha, Vanessa recebe, do CNPq, uma bolsa mensal de R$ 100,00 para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. Vanessa participa de atividades orientadas todos os sábados de manhã, no Instituto Federal de Educação – Câmpus de Bento Gonçalves.
Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que contribua para seus estudos futuros.
Além da cerimônia de entrega de medalhas da OBMEP, Vanessa também participou, no último dia 3 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, de uma cerimônia que homenageou as estudantes Medalhistas de Ouro nas Olimpíadas de Ciências Exatas. Na oportunidade foram reconhecidas 13 gaúchas que conquistaram medalhas em Olimpíadas de Ciências Exatas e o vice-presidente Adilson Troca e a idealizadora da iniciativa, Procuradora Adjunta da Mulher, deputada Manuela d’Ávila, realizaram a entrega de certificados para as homenageadas.
Para Vanessa, foi uma experiência muito boa e o que chamou a atenção foi a diversidade cultural das diferentes regiões do país, como o uso de gírias e sotaques locais, além de ter adorado a viagem e feito muitos amigos.
No ano passado, por ocasião da divulgação dos nomes dos agraciados com medalhas e menções honrosas, a Administração Municipal de Garibaldi prestou uma homenagem aos 19 alunos das escolas do município. A entrega aconteceu no dia 10 de dezembro, no gabinete do prefeito Antonio Cettolin.
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra