Nestes primeiros dias de setembro de 2020 passa a operar de forma oficial no roteiro enoturístico do Vale dos Vinhedos mais um empreendimento: a Cave do Sol. A vinícola tem à frente um dos importantes nomes do setor, Arnaldo Passarin, como diretor presidente. Paulista de Jundiaí e cidadão Florense, o idealizador é com seus 86 anos, também presidente da Associação dos Produtores de Suco Puro.
O terreno foi adquirido há 23 anos e está no km 20 da rodovia ERS-444, numa área de 36,6 mil m² e 5.125 m² de área construída, distribuídos em três andares, projetado dentro das premissas de acessibilidade.
O ambiente reúne em um único lugar objetos considerados peças de museu que, além de preservar a história da família e da vitivinicultura brasileira, também compõem obras de arte concebidas por artistas, valorizando talentos locais.
Em entrevista para Rádio Difusora, representando a família Passarin, também vice-presidente do Sindivinho-RS, Cristiane Passarin, salientou a realização de um sonho de seu pai.
“As pessoas vão ver madeiras de pipa no mobiliário, um museu de peças antigas que foram guardadas, obras grandes externas e uma história longa para mostrar tudo isso com uma arquitetura moderna e sustentável”, comentou.
A produção total é de 13 milhões de litros, sendo 10 milhões de suco de uva puro e outros 3 milhões de litros. O projeto é da reconhecida arquiteta Vanja Hertcert, especializada em arquitetura do vinho.
Os produtos serão comercializados somente no empreendimento que abre ao público a partir deste dia 4, sexta-feira.
Inicialmente, quatro linhas estarão no mercado, partindo da superior Cave do Sol, passando pela Solar do Vale e Vulcano, até chegar a Monarca. Mas os ícones – homenagem feita pela família – são batizados com os nomes de Capitão Chico, como Arnaldo Passarin é chamado, e Vitória Lúcia. O primeiro se trata de um vinho tinto 100% Cabernet Sauvignon. O segundo, que carrega o nome das mães de Arlete e Arnaldo, respectivamente, é um espumante Nature Método Tradicional. Ao todo, são 34 rótulos entre espumantes, vinhos e suco de uva.
Os vinhos, espumantes e sucos são elaborados com uvas cultivadas na Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste, compondo um portfólio de diversos terroirs, atendendo aos mais variados estilos.
Na Cave do Sol é possível fazer três tipos de visitas, que vão de 40min a 1h10min, sempre guiados por enólogos e sommeliers. Em todas elas são degustados cinco produtos e está incluída uma taça de cristal exclusiva.
SERVIÇO
(Em razão da pandemia, inicialmente, abre em soft opening)
Sextas e sábados, das 10h às 17h
Domingos, das 10h às 16h
Contatos:
54 2521.2599
54 98418.9882
turismo@cavedosol.com.br
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Apoio: Conceitocom Brasil
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor