A colheita da uva, o período da Vindima, é um dos mais aguardados no roteiro turístico do Vale dos Vinhedos. Conforme a estimativa da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos), mais de 90 mil visitantes.
Mantendo as tradições unindo turismo e vinho, mais de 50 empreendimentos preparam-se para receber o visitante com diferentes experiências.
O destaque da programação são as festas de colheita, que colocam o visitante em contato direto com o processo e relembram as tradições antigas da pisa da uva, processo utilizado pelos primeiros imigrantes italianos na elaboração do vinho e o merendin, um lanche farto com ingredientes regionais servido nos parreirais. Piqueniques, cursos de degustação e harmonização continuam no cardápio desta festa, acompanhados pelas degustações verticais e harmonizações com vista para os parreirais, apresentando o vinho e sua versatilidade nas mais diversas propostas.
Complementam a programação eventos esportivos como a Maratona do Vinho e a La Sfida Vindima. Mas a grande alegria deste período é poder presenciar o processo de colheita no dia a dia do Vale dos Vinhedos: entre uma visita e outra a uma vinícola ou agroindústria, uma refeição em um dos restaurantes e aproveitando a infraestrutura dos meios de hospedagem, poder sentir o aroma da uva no ar, ver os tratores e a comunidade em meio as videiras e o verde da nossa paisagem contrastando com os tons variados de vinho dos cachos de uva, é sem dúvidas o grande diferencial do período.
A programação oficial da Vindima no Vale dos Vinhedos pode ser acessada AQUI
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres