Aprovale é cofundadora de associação destinada a promover regiões produtoras ao redor do mundo
No ano em que a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos celebra suas três décadas de fundação, mais um marco que revigora seu pioneirismo na vitivinicultura brasileira entra para a galeria de conquistas da organização. A entidade passa a integrar, a partir de 2025, a The Global Artisan Vintners Alliance (AVA), uma associação internacional destinada a compartilhar práticas que promovam as regiões vinícolas participantes e aumentem sua presença no cenário vitivinícola global.
Ao lado de outras seis instituições, a Aprovale é uma das cofundadoras da AVA, cuja representação abarca regiões produtoras da França (Chinon), de Portugal (Alentejo), da Croácia (Dalmácia), da Argentina (Chilecito) e dos Estados Unidos (Livermore Valley, na Califórnia, e Hill Country, no Texas). O convite e projeto partiram da AVA, da Califórnia.
A assinatura do termo que inseriu o Brasil na proposta ocorreu nesta quarta-feira, na sede da entidade. “Com esse movimento, estamos protagonizando um importante avanço no cenário global, que coloca a Aprovale, seus associados e, principalmente, o Vale dos Vinhedos em um circuito que é sinônimo de inovação e competitividade”, destaca o vice-presidente André Larentis.
A The Global Artisan Vintners Alliance, Aliança Global de Vinicultores Artesanais, se baseia nos princípios do respeito partilhado e do benefício mútuo. A partir dela, pretende-se formar parcerias para discutir temas que vão de técnicas de produção de vinho emergentes e sustentáveis à gestão de associações vinícolas e fluxos de financiamento. Além disso, os esforços incluem a troca de conhecimentos e de recursos a respeito de desenvolvimento econômico, agroturismo, histórias de sucesso e intercâmbio de experiências. A parceria, de acordo com a organização, ainda será reforçada através de ações de marketing e da promoção da entidade, destacando todas as regiões vinícolas envolvidas como destinos privilegiados para vinho, gastronomia, cultura e hospitalidade. A tecnologia disponível nos dias de hoje facilitará a troca de ideias entre os produtores baseados nas Américas do Norte e do Sul e na Europa, com reuniões virtuais realizadas a cada trimestre.
A AVA deve receber novos representante de regiões produtoras ao longo deste ano. Em comum, as atuais e as novas participantes compartilham o fato de serem pequenas ou médias regiões, já consolidadas ou em crescimento ativo, e representadas por associações próprias. Em outubro, alguns dos cofundadores da AVA estiveram em Livermore Valley, na Califórnia, para uma confraternização e um encontro de alinhamento de intenções. Uma das ideias do grupo, inclusive, é estabelecer um programa de estágio internacional entre as regiões produtoras participantes da associação, disponível tanto para estudantes quanto para profissionais, com duração entre um e três meses. Outra iniciativa prevista é a realização de eventos anuais ou bianuais de modo a celebrar e promover as regiões vitivinícolas da AVA.
Sobre o Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos detém a maior concentração de vinícolas por km² da América Latina – são 31 associadas à Aprovale, representando um terço dos 90 estabelecimentos –, responsáveis pela elaboração média anual de 10 a 12 milhões de garrafas. A região, além de ser pioneira no enoturismo, foi a primeira do país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, em 2002. O Vale também protagonizou, em 2012, o primeiro reconhecimento de Denominação de Origem para vinhos e espumantes, um marco conquistado no mesmo ano em que foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. Além de Bento Gonçalves, a região do Vale dos Vinhedos ocupa porções de terra de Garibaldi e de Monte Belo do Sul, sediando vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas, agroindústrias, museus, entre outras atrações.
Crédito: Marcos Giordani
Fonte: Exata Comunicação
Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros encerra programação da 147ª Festa de Santo Antônio
Diocese de Caxias do Sul lança edital para projetos que queiram receber recursos da Campanha da Fraternidade 2025
ExpoBento na Mesa oferece oficinas para todos os paladares